top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da semana

Estacionamento

Um dos grandes desafios para o prefeito JOG é o estacionamento. Continuo entendendo que quem usa espaço público como se seu fosse deve se sujeitar a alguma limitação de tempo ou contrapartida financeira. A proposta rejeitada em 2019 privilegiava os dois. Antes de qualquer coisa precisamos cultivar costumes.


Em uma rápida saída às ruas vimos que as vagas marcadas parecem não existir para alguns motoristas, ainda que para conseguir a CNH se passe por teste de baliza. Temos lei disciplinando o estacionamento de motos, mas seguidamente elas são vistas entre os carros ou ocupando vagas que poderiam ser destes. Fila dupla, para embarque ou desembarque de pessoas é muito comum. Na saída ou entrada de escolas então, parece regra. Secretário Lara tem experiência e sinaliza para uma boa solução para o problema.


Fechamento do hospital de campanha


Que bom que não precisamos dele. Lá no início ninguém sabia o que seria o avanço da COVID-19 e se preparar era preciso. Criticá-lo, é como fazê-lo ao médico que pede um exame para investigar a possibilidade de uma doença e o resultado dá negativo à suspeita. Em regra se comemora quando não existe doença a tratar. A exceção (eventual desvio ou superfaturamento) é que deve ter atenção e investigada na forma da lei.


Carnaval


A não realização do Carnaval abreviou que a Câmara apreciasse um tema que todos os anos têm se mostrado “tormentoso” nas palavras do Ministro Ayres Britto. Os vereadores não precisarão votar subvenção, embora seja uma grande manifestação da nossa cultura, que não se vê resistência maior quanto às demais, e movimenta grandes valores na nossa economia. Alguns edis reconhecem que a votação do 8º parcelamento do FAPS já foi tenso.


Tecnologia e eficiência


Já temos muitos serviços públicos acessíveis através de plataformas de tecnologia. Alistamento militar é digital, CNH, título de eleitor, FGTS, GTA animal, entre muitos outros. Desde a última terça, (2) compradores de veículos podem sair da concessionária ou da revendedora com o documento de propriedade emitido.


Entrou em funcionamento o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), sistema que permite a transferência eletrônica de propriedade diretamente no estabelecimento. Cada vez mais a justificativa para as publicações oficiais da Prefeitura se mantiverem impressas perde força. Não se discute o legado de empresas, sua função social, muito menos a qualidade do trabalho jornalístico produzido. O debate é eficiência na gestão pública, do que meus estudos se ocupam há alguns anos.


Vacinação


Antes de se falar em volta às aulas é preciso pensar na imunização dos professores. Ponto ao Prefeito JOG.


Participação Social


O novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB) assume com o compromisso de aproximação da população do Parlamento gaúcho. Em tempos de pandemia e regras de isolamento, fará uso da tecnologia, como audiências públicas virtuais, para materializar a vontade social.


Cartão Corporativo


Muda a orientação que comanda do país, mas a tentação de gastos exorbitantes com cartão corporativo nunca se altera. Triste realidade. Outra constatação é a seletividade das críticas, pois não podemos esquecer do vinho importado e da lagosta para a Suprema Corte. É importante que todo e qualquer abuso, existindo, seja corretamente verificado e que responsabilidades sejam apuradas.


Igor Noronha

bottom of page