top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

FENARROZ

Nosso maior evento foi uma grande festa. Não teve parque, não teve apresentações artísticas (e isso realmente deve ser revisto), mas o cachoeirense foi ao Parque. O sábado chuvoso foi compensado com um domingo ensolarado. Vejo o astro rei da janela do escritório quando escrevo estas linhas. Na abertura várias autoridades, mostrando que a nossa feira ainda é atrativa aos olhos desses dirigentes. A vinda do Ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira, representando o Governo Federal, foi intermediada pelo Deputado Federal Heitor Schuh, natural de Santa Cruz do Sul, no seu segundo mandato na Câmara Federal, tem expressiva votação na cidade. O governo gaúcho foi representado pelo Secretário da Agricultura Giovani Feltes.


FENARROZ II

A ausência reiterada do Prefeito JOG não foi sentida. O discurso de auto-elogio, cansativo e demorado deu lugar à Professora Ângela, que vem substituindo (aliás, em quase tudo na Prefeitura) com maior simpatia e elegância. E sua fala, lida, foi muito boa. Foi o que senti do público.


HILÁRIO

Ver o Prefeito JOG, nos microfones da rádio, preocupado com a UERGS é de uma contradição enorme. Quando o FNDE era dirigido por um correligionário dele, no governo passado, eu mesmo, quando ainda acreditava na sua palavra, pedi que intercedesse na liberação do recurso para reforma da sede do Patronato. Ele nada fez. Palavras emocionam e fatos convencem. O recurso foi liberado e as licitações estão em andamento na UERGS.


AINDA NO MICROFONE

Disse o Prefeito que a água tratada pela CORSAN tem 20 bactérias e ele, como responsável por gerir este serviço público de competência local faz o quê? Nada como no serviço de transporte coletivo. Improbidade por omissão, condescendência criminosa ou crime de responsabilidade. Aos fiscais a escolha pelo enquadramento, ou a cumulação de todos.


DISPENSAS

O Prefeito JOG fala que diminuirá metade de cargos de confiança e funções gratificadas. É importante referir que são tempos de cargos ocupados por fantasmas, alguns por verdadeiros figurantes, e horas extras desordenadas. Tempo de servidor dispensado trabalhar o mês inteiro e só saber que foi desligado quando não encontra salário na conta. Que se tenha respeito e dignidade com os próximos desligados (se é que serão) de avisá-los.


DISPENSAS II

Nosso ordenamento impede que se enriqueça sem causa. É o que acontece quando se toma o serviço de alguém e não se paga por isso.


SAÚDE

De agressão em local de trabalho até serviços contratados fora da área da saúde, são algumas situações levantadas na última sessão da Câmara. Aliás, o Estatuto dos Servidores Municipais (art. 168, VII) diz que “Será aplicada ao servidor a pena de demissão nos casos de ofensa física contra qualquer pessoa, cometida em serviço, salvo em legítima defesa”.


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Se alerta da tribuna sobre o caos financeiro do município, mas o voto é favorável ao endividamento?




Igor Noronha

bottom of page