top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

PREFEITURÁVEIS

Por enquanto Balardin nada de braçadas. Está com foco na missão. Enquanto isso, nos demais, só indefinições. Me fez lembrar do Gato Risonho, de Alice no País das Maravilhas. Ela perguntou-lhe qual caminho seguir para o que teve por resposta que dependeria muito para onde pretendia ir. Foi então que a menina disse-lhe não saber. Para quem não sabe para onde ir qualquer caminho serve respondeu o felino.


NA PONTA DA LÍNGUA

Como ainda muita água vai rolar debaixo da ponte, ainda tem a janela partidária, elenquei algumas pautas que deve estar bem clara na cabeça de quem pretender governar a cidade: Transporte Coletivo, concessão de saneamento e limpeza urbana, FAPS, os Pisos do magistério e enfermagem, Geração de Empregos e Melhoria nos índices de qualificação da mão de obra. A lista está em aberta.


VOLTA ÀS AULAS

Nesta segunda a rede pública inicia do ano letivo de 2024, marcando o retorno de 12,5 mil alunos dos da educação infantil ao ensino médio/profissionalizante. Para os professores o início foi na semana que passou, com reuniões, treinamentos, formações, organização de material e de ambientes. Cresci neste ambiente pela mãe professora e escolhi dividir minha vida com outra educadora. Apesar da desvalorização é inspirador ver a motivação e esperança que depositam no papel da profissão.


PNE

Último ano do Plano Nacional da Educação e em muitas metas Cachoeira do Sul ficou devendo na educação infantil e ensino fundamental. Educação se faz com recursos, assim como saúde, e não se pode perdê-los por falta de projeto ou requisito como a gestão democrática nas escolas. Estes apenas alguns dos objetivos a serem buscados e conquistados.


CARNAVAL

Todo ano a história se repete. Os que são favoráveis e os que preferem outra manifestação cultural. Desta vez o ingrediente adicionado foi a tormentosa licitação. Teve denúncia no MP e tudo. Se tiver algum problema que se investigue e os responsáveis punidos, mas não podemos negar que é uma grande festa popular e que movimenta nossa economia. Precisamos ganhar mais com ela. Aqui do lado, Rio Pardo, levou multidões a sua folia.


CRICI

Os responsáveis por apontar irregularidades na licitação da folia de momo foram assim chamados. Lembrar que se não fosse uns outros “cricris”, o MP não teria baixado em Cachoeira do Sul e deflagrado a operação Fandango e em tudo que ela resultou. Transparência é dever dos agentes públicos, assim como o dever de informar e exercer suas funções obedecendo princípios como o da legalidade e impessoalidade.


MINHA CASA, MINHA VIDA

Novo prédio será construído pelo programa. O primeiro foi na frente da Fenarroz. Serão 100 novas unidades habitacionais para quem mais precisa da política pública. O projeto do governo Lula segue empilhando feitos em Cachoeira do Sul. Vejo grande dificuldade em isso ser mostrado.


DESENVOLVIMENTO

Recente reunião do Conselho resultou na aprovação de 4 novos empreendimentos imobiliários (loteamentos e condomínios). Novamente a maior parte dos conselheiros presentes era da sociedade civil. Uma ligação da presidente fez surgir mais uns representantes do governo municipal.


RGE

Além dos pagamentos falsos outra situação vem sendo recorrente: a notificação de que clientes estão adulterando medidores. A acusação tem forma regulamentada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), quando não seguida impede que a ameaça de corte aconteça.



Igor Noronha

Kommentare


bottom of page