SAÚDE
E o que estava previsto acabou acontecendo. Esta semana ficamos sabendo que na pasta também aconteciam condutas reprováveis para gestores públicos. E elas vinham de longa data. O serviço que sempre foi tocado por técnicos, ao experimentar a mão política se viu imerso em várias irregularidades. À época da nomeação referi que para ser gestor da pasta não precisava jaleco, me enganei, pelo menos quanto ao escolhido. Pode ser que outro, sem jaleco, venha e faça diferente.
OPÇÃO TÉCNICA
Daniel Rigon fora anunciado esta semana, mas não se tem notícias da confirmação. De qualquer sorte, o anúncio foi bastante festejado por servidores municipais vinculados à pasta. É do quadro, tem formação e agradou. Espero que o egresso da UERGS consiga fazer um bom trabalho, reorganizando a casa e dando ao serviço o compromisso e a responsabilidade que o cachoeirense espera.
E A CPI?
A sacada de usar servidoras mães para sepultar a CPI das horas extras serviu bem. A pergunta que não quer calar é se outra investigação será aberta, uma vez que os desvios e má gestão foram muito maiores desta vez. Não creio em corporativismo na Câmara e espero que os parlamentares ainda lembrem que uma das suas funções é investigar, ainda que seja um colega.
LIBERDADE
Fazer política e escrever sempre com a garantia e tranquilidade dela é das melhores sensações. Me sirvo de Machado de Assis, um crítico contumaz da imprensa, para dizer que “eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto”. Muitas vezes o sistema, os modos e acomodações sociais não permitem que ela enxergue o que fazem em nome do que dizem ser pelo bem público. Viva à democracia que permite tudo isso.
R$ 400 MILHÕES
Esta semana foi noticiada que o cachoeirense deve este valor à Prefeitura. Logo muitos foram às redes sociais dizer que não há pagamento por que a Prefeitura não presta serviços de qualidade. A justificativa não fica em pé. No contrato social temos que fazer nossa parte como contribuintes, pagando nossos impostos. Se a administração municipal investe mal ou não escolhe prioridades na destinação dos recursos desses impostos também é nossa função como cidadãos apontar e cobrar. Simples assim.
RUA COBERTA
Logo completará aniversário o início da obra. Para começar não é uma rua, muito menos uma quadra. Até aqui o que se viu e vê é o grande prejuízo do fluxo no comércio local com queda de mais da metade do movimento. A quem isso interessa? No final do ano passado o COMTRAN (Conselho Municipal de Trânsito) ouvindo apelo do comércio para as compras de Natal e Ano Novo, recomendou que os tapumes fossem retirados e o acesso liberado, mas até agora nada.
POR FALAR NISSO...
E o camelódromo que foi prometido aos comerciantes?
MULHERES
Dia 08 é quando o calendário lembra delas, mas todos nós que fomos gerados no ventre, amamentados, cuidados, educados, ensinados, que tivemos nossos filhos, que dividimos nossas vidas, que convivemos no trabalho, na escola e na faculdade por uma devemos lembrar que todo os dias é o dia delas. Elas que fazem nossos dias e mundo bem melhores, não tenho dúvidas. Parabéns a todas vocês.
ANISTIA
A proposta de anistiar quem esteve envolvido nos atos golpistas de 08 de janeiro vem dos mesmos cujos colegas se beneficiaram do maior erro histórico que a República cometeu: isentar de responsabilidade quem torturou e matou em nome do Estado. No restante da América Latina houve julgamento e condenação, aqui querem passar uma borracha novamente.
Igor Noronha
Comments