top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

SEMANA DECISIVA

Até sexta, dia 05/04, quem pretende concorrer deve estar filiado a algum partido político. Na câmara, até aqui, quase metade vereadores (7) trocaram de partido na janela. Até esta data, secretários que vão concorrer devem estar fora do governo. Já os servidores públicos, municipais, estaduais e federais, até 3 meses antes da eleição, ou seja, 05/07.

 

CORRERIA

Está grande nos partidos sobre prováveis candidaturas. Será uma semana de promessas, onde líderes partidários se comprometerão com mundos e fundos na tentativa de manterem filiados (as) e candidatos (as). Analisar a trajetória do que fizeram, o que prometeram e o que entregaram em eleições anteriores é importante.

 

RUA COBERTA

Sua liberação para o trânsito, pedida há muito tempo, desde antes do Natal, por exemplo, pelo Conselho Municipal do Trânsito, aconteceu esta semana. Junto dela uma série de considerações sobre sua necessidade, diante das inúmeras obras que precisam ser feitas em estradas, ruas, pontes, etc. Assim como o cercado da Feira Livre, é um recurso que veio certo para esta obra específica. Caberia contestação lá na fase inicial, quando da vinda do recurso. Uma conversa com a Prefeitura para ver o que é prioritário faria bem. Planejamento e eficiência na destinação e administração dos recursos é o que se espera de representantes e gestores.

 

GOVERNAR É ELEGER PRIORIDADES

Esta máxima fica mais forte em um cenário de escassez de recursos. Nossa realidade tem mostrado que quando os recursos vindos de fora, via emenda de deputados estaduais ou federais, são destinados para pavimentação, escolas e saúde, por exemplo, tem contentado a todos e não gera maiores discussões.

 

IPVA

No último dia 28 encerrou o calendário de descontos. Os vencimentos acontecem, dependendo do final da placa, durante do mês de abril. Metade do valor recolhido com o imposto é destinado ao município onde o veículo está emplacado.

 

ORQUESTRA

Cachoeira do Sul já tem sua Orquestra Filarmônica, que reunirá vários talentos em diversos instrumentos musicais. E já tem agendado o concerto de inauguração, dia 24/04, na Sociedade Rio Branco. Segundo Dilber Alonso, um dos músicos, já tivemos uma orquestra na década de 1940, muitos desses músicos liderados pelo Maestro Arno Matte foram para Porto Alegre com a criação da OSPA em 1950. Daqui saiu outro grande talento como Andino Abreu, fundador do conservatório de musica de Pelotas. Fez carreira internacional.

 

DO LEITOR

O professor Edson Souza compartilha conosco notícia de que o salário base do professor estadual do Pará, a partir de amanhã, 01/04, será de R$ 8.289,87. Aqui, para 40 horas semanais, nossos professores recebem R$ 4.580,59. No critério da geração de riqueza, ou seja, o PIB, o Pará é o 10º estado brasileiro. Nosso Rio Grande é o 4º.

 

CORRIDA DE RUA

Domingo que vem inicia o circuito do esporte, com a etapa (são 7) La Farina. A organização é da Associação de ciclismo e corrida Jacuí. São atletas cuidando da organização das provas. Tem tudo para dar certo. Parabéns pela iniciativa.



Igor Noronha

Comments


bottom of page