top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

AJUDA DE TODOS OS LADOS

Empresários, artistas, influenciadores, clubes esportivos, a União, estados, municípios, cidadãos, o Brasil abraçou o Rio Grande no esforço de reconstrução do que foi levado pelas águas. Infelizmente o que mais importa não será possível resgatar, a vida das vítimas da tragédia. A estas famílias abaladas força e fé para seguirem.


FEIO DE VER

Além de todo sofrimento que as pessoas passaram, temos que conviver com disseminação de informação falsa. Segundo a USP o número de notícias falsas cresceu 4x nas redes sociais nos últimos dias, dificultando a ajuda humanitária. A situação se repete como no tempo da pandemia e na época da tentativa de golpe do 08 de janeiro de 2023.


FEIO DE VER II

A série de alertas feitos por autoridade e cientistas sobre os eventos climáticos que ocorreram no Rio Grande do Sul e que foram completamente ignorados pelas autoridades. Da inércia total, ou seja, nada fazer, a não destinar recurso algum para prevenção, a série de omissões é longa.


SOMOS DEPENDENTES

Cachoeira do Sul depende das transferências voluntárias, da União e do Estado. Segundo dados do IBGE, mais de 70% da nossa receita vem de fora, ou seja, geramos menos de 30% do orçamento municipal, que é de mais de R$ 537 milhões. Neste sentido é inadmissível que recursos seja perdidos por falta de projeto, por perda de prazo, por falta de iniciativa de buscá-los ou por não fazermos as adequações necessárias à vinda deste “dinheiro novo”.


ATITUDE

Os poderes constituídos precisam se envolver com os grandes problemas da cidade e provocar a sociedade civil a participar desses debates. Indicação para resolver o problema do abastecimento de água não surtirá efeito, por melhores que sejam as intenções. A prefeitura não cumpre sequer emenda impositiva quanto mais indicação sem obrigatoriedade alguma.

 

ABASTECIMENTO

O que se viu por aqui, nas prateleiras dos mercados, foi a falta de muitos produtos, principalmente hortifrutigranjeiros. Esta falta contrasta com a quantidade de feirantes e trabalhadores da agricultura familiar que aqui temos, estando, inclusive, organizados na Cooperativa Cachoeirense de Alimentos dos Agricultores Familiares. É importante que a produção local seja priorizada e valorizada e que os produtores tenham condições de atender às necessidades do mercado consumidor. Tema para uma oportuna política pública.


NADA AINDA

Recentemente o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) fez ampla divulgação dos programas que atende e financia. O banco possui várias linhas de crédito no programa Nova Indústria Brasileira, do governo federal. Pesquisando os municípios vi que o nosso não encaminhou nenhum projeto.


FOGO AMIGO

A única chance que o governador Eduardo Leite tem para reconstruir o estado, após as enchentes que destruíram boa parte do Rio Grande é com ajuda federal e esta já superou os R$ 50 bilhões e seu partido (PSDB), em nível nacional, publica nota criticando o socorro de Lula às vítimas no RS.


MÃES

Vivemos um triste momento para muitas famílias gaúchas. Mães perderam a vida, filhos ficaram sem mãe. Aos que têm as suas elevem o pensamento aos céus em gratidão. Aproveitem ao máximo a convivência com elas. Aqui em casa, além da minha, tenho as duas avós e tias que não quase minhas mães. Sou um privilegiado, pela graça de Deus.


Igor Noronha de Freitas.

Comments


bottom of page