top of page

Jaqueline Machado | Simplicidade

  • Lenon Quoos
  • 14 de abr.
  • 2 min de leitura

Você já parou para observar as nuances da simplicidade? Ou suas ocupações nunca lhe permitiram desfrutar desse prazer cheio de paz e bondade gratuita?


Coisas simples, não são sem graça, e sim, repletas de aconchego. E por se encontrarem nos detalhes, nem sempre são apreciadas. A simplicidade está nos detalhes do dia a dia. E faz toda a diferença. Sem essas sutilezas, o que chamamos de “grande conquista” perderia o sentido.


Ela está no nascer do sol, que poucos apreciam por estarem sempre atrasados para seus trabalhos.


Está na beleza da flor, que entre pedras nasce solitária na rua de sua casa, mas você não vê porque seus olhos estão fixos nos jardins espinhosos do ego e do materialismo imposto pelas regras da sociedade.


A simplicidade é bela e sem vaidades. Se expressa no sorriso sincero de uma criança, no abraço afetuoso de um amigo. Ela está naquele insight que vem da voz da alma ou do anjo da guarda alertando dos perigos que você não precisa aceitar sofrer.


A simplicidade está no perfume e no sabor daquele cafezinho no meio da tarde, que faz relaxar as tensões. Num pensamento inesperado, quando sua mente, feito borboleta, pousa sobre a beleza do ser amado. E sua alma, livre, sussurra a vontade de ser realmente feliz.


Ela se encontra na graça de ver graça em tudo: na gargalhada desprendida de preconceitos e crenças limitantes, num colo de vó... Na presença dos pais. Na ligação de um irmão distante; no ato de preparar o alimento com amor.


A simplicidade está em sentar na rua e conversar com a lua. No sintonizar uma música para ouvir e sair dançando feito louco pela casa... Em ler um livro, ver um filme.


Ah, a simplicidade está no descanso de poder adormecer nos braços da pessoa amada!


Sim. Ela mora nos detalhes. E faz a gente refletir: será que vale a pena gastar tanto tempo na manutenção diária do nosso orgulho e na corrida frenética por riquezas materiais, que jamais serão mais ricas e satisfatórias do que as riquezas naturais?


Jaqueline Machado.



 

Comentários


bottom of page