Servidores lotam a Câmara de Vereadores em Audiência Pública acalorada
- Lenon Quoos
- há 17 horas
- 3 min de leitura

A audiência pública sobre o Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS) no final da tarde desta terça-feira, 15 de julho, lotou o Plenário Edgar Müller, em Cachoeira do Sul. Aproximadamente 200 servidores compareceram à Câmara de Vereadores, muitos deles com cartazes — alguns caracterizados como palhaços ou usando nariz de palhaço — em protesto contra os projetos de lei 71 e 72.
Desde o início, o clima da audiência foi tenso, especialmente com a chegada do prefeito Leandro Balardin, que foi vaiado pelos presentes. Ele se sentou à mesa junto com a comissão especial, formada pelos vereadores Alex da Farmácia, Daniela Santos e Juliana Spolidoro. As falas foram abertas com os representantes dos sindicatos, que tiveram 20 minutos para se manifestar, entre eles Josiê Rosa (presidente do Sindicato dos Professores Municipais - Siprom), Kader Saleh (representando o Sindicato dos Funcionários Municipais de Cachoeira do Sul - Simcasul) e Charles Massirer (Sindicato dos Servidores do Legislativo de Cachoeira do Sul - Sinserlegis).
Todos criticaram os projetos e pediram a retirada deles por parte do Executivo. Também cobraram dos vereadores o comprometimento em rejeitá-los, caso fossem colocados em votação. Quando a secretária municipal da Fazenda, Rita Garske, iniciou sua fala, foi constantemente vaiada e interrompida pelos servidores, o que levou a presidente da comissão pedir silêncio várias vezes, sem sucesso.
Diante da situação, a audiência foi suspensa, e neste momento, toda a equipe do Executivo, incluindo o prefeito Leandro Balardin, se retirou sem dar novas declarações. Após a saída do Executivo, os servidores ocuparam a tribuna, reforçando os pedidos pela retirada dos projetos e pressionando os vereadores. Alguns discursos tiveram tom de ameaça, fazendo lembrar que os próprios servidores foram quem elegeram os vereadores e poderiam tirá-los do cargo.
Já na parte final da audiência, foi a vez dos vereadores se manifestarem. Falaram Ana Paula Melo, Ryan Rosa, Mariana Carlos, Felipe Faller e Serginho Quoos. Com exceção de Serginho, que é líder do governo e defendeu mais diálogo sobre os projetos, todos os demais criticaram a tramitação por ser considerada irregular por suas propostas, conforme apontado pelo parecer jurídico do IGAM. Os parlamentares pediram que o Executivo retire os projetos.
A audiência foi encerrada após mais de uma hora. A presidente da comissão, vereadora Juliana Spolidoro, agradeceu a presença dos servidores e afirmou que a comissão irá priorizar as questões legais, deixando de lado disputas partidárias, e que pretendem se posicionar sobre os projetos até o final da semana.
BALARDIN: "COM FALTA DE RESPEITO E AGRESSIVIDADE VERBAL, NÃO HÁ DIÁLOGO!"
O prefeito Leandro Balardin divulgou a seguinte nota após a reunião: "Sem poder nos manifestar e sermos ouvidos, tivemos que nos retirar da audiência pública que trata dos projetos na Câmara de Vereadores sobre o FAPS. Diante da falta de respeito e educação por parte de alguns, além da agressividade verbal, é impossível dialogar sobre o futuro do FAPS", disse.
"Quero expressar minha solidariedade à nossa Secretária da Fazenda, Rita Garske, por todas as ironias e desrespeito que enfrentou. Uma grande parcela dos servidores merece respeito e está preocupada com o falido Fundo de Aposentadoria e Pensões. Lamento por eles e seguimos à disposição. Contudo, é lamentável quando o diálogo se transforma em hostilidade", continuou.
"Os projetos são legais, respaldados por pareceres e cálculos atuariais. As propostas continuam em tramitação e em debate no parlamento. Estamos cientes da nossa responsabilidade e jamais deixaremos de discutir aquilo em que acreditamos. É urgente que medidas e discussões sejam tomadas para salvar a aposentadoria dos servidores. Ao propor projetos baseados em estudos técnicos, reafirmo nosso zelo e respeito. Aqueles que hostilizam demonstram uma visão limitada e desrespeitosa em relação à maioria", finalizou.
O FATOS 24H ACOMPANHOU A AUDIÊNCIA TRASMITINDO AO VIVO NA ÍNTEGRA PARA OS SEUS LEITORES. CONFIRA ABAIXO:


Imagens: Fatos 24h.
Comments