top of page

Mapa Econômico do RS aponta potencial de Cachoeira, mas destaca entraves em infraestrutura

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Cachoeira do Sul sediou, nesta quarta-feira, 15 de abril, a segunda edição de 2026 do projeto Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, promovido pelo Jornal do Comércio. Realizado na Sociedade Rio Branco, o encontro reuniu lideranças políticas, empresariais e acadêmicas para discutir o cenário econômico das regiões Centro, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Jaguari e Jacuí Centro.


A abertura contou com o diretor-presidente do jornal, Giovanni Tumelero, que destacou a importância do uso de dados históricos e atuais para compreender a evolução econômica do Estado. O prefeito Leandro Balardin também participou, ressaltando a necessidade de integração regional e reconhecendo desafios locais, como os impactos das enchentes, estiagens e, principalmente, as limitações causadas pelas obras na Ponte do Fandango.


A infraestrutura, aliás, foi o principal ponto de crítica entre os painelistas. O presidente da Cacisc, Rafael Vargas de Quadros, destacou as dificuldades de acesso ao município, agravadas pela travessia por balsa, que chega a gerar filas de até quatro horas. Apesar disso, reconheceu que a nova ponte ampliará a capacidade de carga. O empresário José Alberto Aued também criticou os impactos da obra, apontando prejuízos à economia local.

Outro tema recorrente foi a necessidade de diversificação econômica. Embora Cachoeira tenha forte base no agronegócio, lideranças defenderam maior investimento em inovação, tecnologia e retenção de talentos. “Precisamos deixar de ser uma cidade com universidades para nos tornarmos uma cidade universitária”, afirmou Quadros, destacando o papel de instituições como Ulbra, Uergs e UFSM, que deve ofertar curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial no município.


A presidente do Sindilojas Vale do Jacuí, Marli Schneider, trouxe a perspectiva do comércio, apontando dificuldades como endividamento das famílias, fechamento de empresas e aumento do desemprego. Segundo ela, a falta de renda impacta diretamente o varejo, reforçando a necessidade de atração de indústrias para fortalecer a economia.


Apesar do cenário desafiador, também foram destacadas potencialidades da região, como o crescimento do turismo rural, especialmente ligado à produção de azeite de oliva e noz-pecã, além da presença de grandes empresas e possibilidade de diversificação agrícola com culturas como pistache e maçã.


O evento ainda reforçou demandas históricas, como melhorias em rodovias, reativação da ferrovia, funcionamento do porto e ampliação da infraestrutura logística. A necessidade de definição de prioridades e atuação integrada entre poder público, setor produtivo e academia foi apontada como essencial para transformar o potencial regional em desenvolvimento concreto.


O governador Eduardo Leite participou por meio de vídeo, destacando a importância do projeto para identificar desafios e orientar ações estratégicas no Estado.

Lideranças regionais debateram desafios e oportunidades no Mapa Econômico do RS, realizado na Sociedade Rio Branco

 
 
 

Comentários


bottom of page