top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Nilton Santos | Mudar é essencial

“A virtude está no meio. Quem o ultrapassa não logra mais que os infelizes privados de alcançá-lo", sentenciou Confúcio. Penso que o verdadeiro sentido dessa expressão é um apelo à moderação que vem da consciência de que a verdade não tem dono, é sempre superada por outra que nos traga um sentido antes não percebido, seja pela ignorância, ou pelo apego a uma verdade que nos convém. A verdade não se importa com as que construímos ou defendemos, ela existe por si e ponto final!


Em tempos de múltiplas possibilidades de comunicação e expressão do pensamento, não basta existir, é fundamental que nos posicionemos. Já não basta pensar para existir, indispensável à existência o assumir lado sobre tudo o que nos rodeia e compulsoriamente nos envolve. Tais meios, ao invés de fomentar o pensamento crítico, na prática está formatando blocos a se digladiar ferrenha e freneticamente pelas redes sociais, sem nenhum resultado prático. Puro desperdício de tempo, bem que não se estoca e Cronos não nos devolve o que desperdiçamos em inutilidades.


Os grupos que se formaram partem do absurdo de que tudo o que for contrário ao que pensam, é falso, não vale, portanto inaceitável. Considerando que pensar desse modo é perda de tempo, em realidade estamos deixando de evoluir porque achamos que podemos instituir o pensamento único, o que obviamente é um tremendo absurdo, posto que fruto da ausência da razão.


Lembro de célebres líderes que fizeram do diálogo a sua melhor ferramenta a serviço do bem comum. Dos radicais só recordo do estrago que fizeram, não só às próprias biografias, mas à humanidade. Precisamos urgentemente recuperar a capacidade de dialogar, de ponderar, não ter a vergonha de mudar de posição diante de argumentos que soterrem as nossas convicções.


Que nos faça trocá-la s por outras quando convencidos. Do contrário, seremos apenas massa de manobra, pois é muito mais fácil a tarefa de governar gente que perdeu a capacidade de dialogar por estar presa a conceitos pétreos, pois a essência da vida está em nos permitir mudar de opinião. É preciso exercitar a capacidade de argumentar sem passar a adjetivar negativamente quem ousa pensar diferente.


Precisamos ver no contrário uma fonte de conhecimento e mudança, mas para isso é preciso escutar e, principalmente, respeito. Se permita “ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.”


Nilton Santos



bottom of page