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  • Lenon Quoos

Orlando da Silveira | Gestão Eficaz: a importância de administrar o clima organizacional

Refletindo um pouco entenderemos que administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos com o objetivo de alcançar metas definidas. Em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização, tais como a manutenção e/ou a melhoria do seu clima organizacional.


O clima organizacional pode ser entendido como um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho, percebido direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas. Ele é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente dela, tais como suas políticas de gestão de pessoas, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação das pessoas com a empresa.


Visando alavancar a sua competitividade, as empresas estruturam e colocam em prática programas de gestão de pessoas que preveem a apuração do nível de satisfação dos seus colaboradores, pois trata-se de uma necessidade existente para identificar e apoiar as decisões dos seus gestores e mensurar como está a qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores, tendo em vista que isto impacta diretamente na insatisfação e na queda da produtividade dos mesmos, dando portanto assim condições para a empresa agir proativamente e conduzir para o atingimento de excelentes níveis de produtividade, comprometimento e resultados.


Uma prática de mensuração se dá por meio da pesquisa de clima organizacional, onde o seu objetivo é avaliar a qualidade de vida das pessoas e colher sugestões para melhorar o ambiente de trabalho e o desempenho da Empresa. Desta forma, sendo as pessoas ativadores inteligentes de recursos organizacionais, ou seja, elementos impulsionadores da organização capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizagem indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo cheio de mudanças e desafios, faz-se extremamente relevante a administração do clima organizacional para a alavancagem competitiva da empresa!


E então, como está o clima organizacional em sua empresa?


ORLANDO F. DA SILVEIRA

Assessoria, Consultoria e Capacitação em Gestão

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REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 1a. ed., Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999.

DI SERIO, L. C.; VASCONCELLOS, M. A. Estratégia e Competitividade Empresarial: inovação e criação de valor. São Paulo: Saraiva, 2009.

MAÑAS, Antonio Vico; KUAZAQUI, Edmir; LISBOA, Teresinha Covas; BARROS NETO, João Pinheiro de (org.). Administração: fundamentos da administração empreendedora e competitiva. São Paulo: Atlas, 2018.


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