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  • Lenon Quoos

Orlando da Silveira | Gestão Eficaz: evoluindo com a avaliação do desempenho humano

As organizações sempre se defrontam com a necessidade de avaliar os mais diferentes desempenhos: financeiro, operacional, técnico, em vendas e marketing. Como está a qualidade dos produtos, a produtividade da empresa, o atendimento ao cliente e, principalmente, como está o desempenho humano?


Afinal, são as pessoas que dão vida à organização, pois elas constituem a mola mestra da dinâmica organizacional. O desempenho humano precisa ser excelente em todos os momentos para que a organização tenha competitividade para atuar e sair-se bem no mundo globalizado e competitivo que ela está inserida.


Da mesma forma como os professores avaliam continuamente o desempenho de seus alunos, as organizações estão preocupadas com o desempenho de seus funcionários. A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do potencial de desenvolvimento.


Desta forma, a avaliação de desempenho é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização. Trata-se de um processo dinâmico que envolve o avaliado e seu gestor e representa uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa de hoje, pois é um excelente meio pelo qual se localizam problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis dissonâncias ou carências de treinamento e, conseqüentemente, estabelecer os meios e programas para eliminar ou neutralizar tais problemas.


As limitações dos métodos tradicionais de avaliação do desempenho têm levado as organizações a buscar soluções criativas e inovadoras. Estão surgindo novos métodos que se caracterizam por uma colocação totalmente nova do assunto: autoavaliação e autodireção das pessoas, maior participação do funcionário em seu próprio planejamento de desenvolvimento pessoal, foco no futuro e na melhoria contínua do desempenho.


Resumindo, no fundo a avaliação de desempenho constitui um poderoso meio de evoluir, resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.

E então, tens conseguido evoluir e crescer continuamente?


ORLANDO F. DA SILVEIRA

Assessoria, Consultoria e Capacitação em Gestão



REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 1a. ed., Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999.

DI SERIO, L. C.; VASCONCELLOS, M. A. Estratégia e Competitividade Empresarial: inovação e criação de valor. São Paulo: Saraiva, 2009.

MAÑAS, Antonio Vico; KUAZAQUI, Edmir; LISBOA, Teresinha Covas; BARROS NETO, João Pinheiro de (org.). Administração: fundamentos da administração empreendedora e competitiva. São Paulo: Atlas, 2018.


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