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  • Lenon Quoos

Orlando da Silveira | Gestão Eficaz: reflexões sobre o planejamento estratégico pessoal

Estamos acostumados a falar sobre planejamento estratégico no âmbito das corporações. Empresas, instituições e governos preparam, normalmente no quarto trimestre, novos planos e a revisão de planos existentes para o ano seguinte, bem como para períodos mais longos. Mas a proposta deste ensaio é conduzir você em uma pequena reflexão sobre a execução de um planejamento estratégico diferente e especial: o plano de sua vida.


Muitas pessoas acreditam que não possuem poder de decisão sobre a própria vida, que devem aceitar passivamente o que lhes acontece. As evidências nos mostram que a realidade é bem diferente. Os grandes sucessos foram conquistados em cima de muito suor e determinação. As pessoas que conseguem o que querem têm um sonho e o perseguem até realizarem o que desejam, não esperam que a vida, o destino ou algo externo determine seu rumo.


Estudos também demonstram que a maioria das pessoas não sabe o que quer da vida, ou se sabe, não tem ideia de como realizar seus sonhos. Não me refiro a sonhos como algo abstrato, irreal, mas como objetivos que podem ser realizados, mas ainda não “tomaram forma”, não foram planejados. O Planejamento estratégico pessoal é o processo de construir o seu futuro. E tal como nas corporações, a primeira etapa consiste na definição de três aspectos essenciais: missão, valores e visão.


A missão é a sua razão de existir. Entendê-la habita antigas questões filosóficas como: “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”.


Descobrir sua missão é fruto das perguntas que você se fizer. Algumas sugestões:

a) O que está incompleto em sua vida?

Procure entender o que falta para sentir-se realizado em termos profissionais e pessoais.

b) O que gostaria de aprender? A resposta indicará suas paixões e poderá revelar talentos latentes que tenha negligenciado no decorrer dos anos, seja pela rotina imposta pelo cotidiano, seja pelo medo autoimposto.

c) O que faria se ganhasse um grande prêmio numa loteria? O propósito é observar se há planos que você tem adiado indefinidamente sob a alegação de falta de recursos. É possível que sua missão esteja mergulhada neste pântano sombrio desenhado em sua mente e que a realização deste sonho seja exequível mesmo diante da ausência de dinheiro.

d) O que faria se tivesse somente seis meses de vida? É uma questão lúgubre, sei disso. Mas ela se faz necessária para que você avalie suas reais prioridades e reflita sobre como tem gerenciado seu recurso mais significativo e perene: seu tempo.

e) Imagine-se em seu enterro...


A exemplo da pergunta anterior, este é um exercício revelador. A proposta é que você se imagine nesta situação e procure identificar três pessoas de seu relacionamento: um familiar, um amigo e um colega de trabalho. Ouça o que estão dizendo sobre você e quais os sentimentos que delas afloram. Talvez perceba como as tem tratado e quanto de amizade, carinho e amor tem oferecido àqueles que lhe são importantes.


Após todos estes questionamentos, analise suas respostas. Elas indicarão seu legado, ou seja, a contribuição que deixará para o mundo e através da qual poderá eternizar seu nome e seus feitos.


Já os valores são os princípios que guiam as decisões e balizam o comportamento no cumprimento da missão. Desde muito cedo, por influência de nossos pais e familiares, estabelecemos um conjunto de valores. Mas as pessoas, o ambiente, as crenças e as circunstâncias agem no sentido de modificá-los.


Um bom exemplo desta mutabilidade dos valores é o estatuto da pena de morte. Você pode ser absolutamente contrário à aplicação da sentença capital. Porém, se um ente querido for vitimado por um ato de violência extrema, é possível que você passe a tolerá-la em condições excepcionais.


Para encontrar seus valores:

a) Identifique os princípios que governam sua vida.

É uma tarefa demorada e que ordena alta concentração e reflexão. Verifique os valores mais recorrentes em seus pensamentos e ações. Podem ser a integridade e a justiça, indicando um perfil voltado à conduta social; ou a humildade e a generosidade, sinalizando para foco em serviços ao próximo; ou a autonomia e a autoconfiança, apontando para o egocentrismo.


Pode ser um conjunto de todos eles. Não importa. O fundamental é que os aspectos selecionados representem o que você de fato é, e não o que gostaria que as pessoas pensassem a seu respeito. Assim, escolha valores inerentes ao seu caráter e não à sua reputação.


A visão é a ideia que você tem do futuro. Onde você quer chegar?

No campo profissional, a visão de ser diretor da empresa pode levá-lo a se esforçar, motivá-lo a enfrentar os mais difíceis desafios e dificuldades, enquanto uma pessoa que não tem uma visão pode desmotivar-se ao se deparar com o menor obstáculo, deixar de perceber o sentido do que está fazendo e acabando por não crescer profissionalmente.


A visão não se restringe à vida profissional. Você deve estabelecer pontos de referência em todos os setores de sua vida, e à medida que for alcançando, renovar suas visões. “Se você não sabe para onde está indo, provavelmente acabará em algum outro lugar. Como você pode saber para onde está indo ou como fará para chegar lá se não tiver um destino bem claro em mente?” Ioki Berra


E então, como estamos planejando nossas vidas?


ORLANDO F. DA SILVEIRA

Assessoria, Consultoria e Capacitação em Gestão

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REFERÊNCIAS

DI SERIO, L. C.; VASCONCELLOS, M. A. Estratégia e Competitividade Empresarial: inovação e criação de valor. São Paulo: Saraiva, 2009.

MAÑAS, Antonio Vico; KUAZAQUI, Edmir; LISBOA, Teresinha Covas; BARROS NETO, João Pinheiro de (org.). Administração: fundamentos da administração empreendedora e competitiva. São Paulo: Atlas, 2018.

MCKEOWN, Max. Estratégia do planejamento á execução. São Paulo: HSM Editora, 2013.

VIEIRA, Paulo. O poder da ação: faça sua vida ideal sair do papel. Editora Gente, 2015.


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