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  • Lenon Quoos

Orlando da Silveira | Reflexões sobre as competências comportamentais e emocionais (I)

De acordo com o relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, saber gerir as próprias emoções é uma das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho. A inteligência emocional (IE) significa a habilidade de reconhecer e entender as próprias emoções e as das outras pessoas, e já é e continuará sendo uma das características mais valorizadas nos profissionais.


É crescente no mercado de trabalho a busca por profissionais que saibam utilizar suas competências comportamentais e emocionais, como a estratégia, a criatividade, o pensamento crítico, a inovação e a negociação, o que nesse cenário, a Inteligência Emocional é a principal ferramenta para desenvolver tudo isso no ser humano.


O consumismo desvairado criou uma falsa sensação de que a tecnologia (tablets, redes sociais, smartphones, etc.) estaria ajudando a melhorar o nível intelectual, porém na realidade, está produzindo um emburrecimento assustador.


Neste mundo maluco somente irão sobreviver, com um mínimo de qualidade de vida, os que conseguirem penetrar no mercado de trabalho, dotados de inteligência, cultura e criatividade.


Bem, buscaremos abordar este tema e outros relacionados ao desenvolvimento humano na sequência de nossos textos, de forma a obtermos as condições necessárias para usar o melhor computador do mundo: nosso cérebro.

Vamos juntos ao encontro de nosso desenvolvimento?


ORLANDO F. DA SILVEIRA

Assessoria, Consultoria e Capacitação em Gestão

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REFERÊNCIAS

PIAZZI, P. Aprendendo inteligência: manual de instruções. São Paulo: Aleph, 2008.


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