top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Prefeitura fez 461 cadastros de pessoas atingidas pela enxurrada

O mutirão da Prefeitura para cadastrar as famílias atingidas pela enxurrada da última sexta-feira, dia 22, chegou ao número de 461 pessoas atingidas de 30 diferentes bairros e comunidades de Cachoeira do Sul. O bairro Bom Retiro é o que concentra o maior número de atingidos, com 112 pessoas afetadas pela precipitação de 160 mm de chuva que ocorreu em menos de uma hora.


Após o mutirão inicial de cadastramento, realizado na SMIS, na Escola Maria Pacicco, no CRAS Cidadania e no CRAS Zona Norte, a Defesa Civil encaminha as solicitações de ajuda ao Governo do Estado, com foco no pedido de alimentos, material de higiene e limpeza e colchões e na homologação da situação de emergência pelo Governo do Estado e pela União.


Fluxo e novos cadastros – Reunidos para alinhar o fluxo das informações, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Inclusão Social definiram que continuarão recebendo cadastros de pessoas atingidas pela chuva nos três CRAS, nos dias e horários normais de atendimento. A partir dos cadastros, a situação e solicitação de cada família será encaminhada pelo CRAS para o setor responsável na Prefeitura, evitando que as pessoas precisem se deslocar de setor em setor.


Prioridade para quem está fora de casa – O superintendente da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Edson das Neves Junior, explica que serão atendidos, prioritariamente, os cachoeirenses que estão fora de casa. “Temos recebido cadastros de pessoas que tiveram goteiras em casa, isso é um problema de manutenção e não ocasionado pelo evento adverso”, alerta. Os técnicos da Prefeitura farão a análise para filtrar o que não é relacionado à enxurrada.


A SMIS acredita que a grande maioria das pessoas afetadas já tenha feito seu cadastro nos mutirões realizados logo após a enxurrada.


Doações – Pessoas da comunidade que queiram doar móveis, eletrodomésticos, colchões, alimentos não-perecíveis, material de higiene e limpeza e roupas podem procurar a Smtel (junto ao Estádio) para fazer a entrega. 

Imagem: Ascom Prefeitura.

Comments


bottom of page