Prefeitura firma convênio com a UFSM para atualizar Planta Genérica de Valores
- Lenon Quoos

- há 2 horas
- 1 min de leitura
A Prefeitura de Cachoeira do Sul firmou convênio com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o objetivo de atualizar a Planta Genérica de Valores (PGV) do município.
A iniciativa busca desenvolver uma nova modelagem para a organização do cadastro imobiliário, que atualmente está defasado — a PGV em vigor é de 1992. O projeto contará com a atuação de professores doutores e especialistas de diversas áreas, com participação do campus da universidade em Cachoeira do Sul e coordenação do campus de Santa Maria.
Além disso, estudantes locais também deverão participar das atividades, contribuindo com o processo e ampliando sua formação acadêmica.
Com o uso de ferramentas de inteligência artificial, a proposta é modernizar o cadastro imobiliário e promover maior justiça tributária, fazendo com que os valores dos imóveis reflitam com mais precisão as transformações urbanísticas ao longo do tempo.
Pelo convênio, a UFSM será responsável pela parte técnica dos trabalhos, incluindo a realização de audiências públicas e o esclarecimento das mudanças à população. Já a Secretaria Municipal da Fazenda atuará com um grupo de trabalho para colaborar no levantamento da situação atual e nas necessidades de atualização.
De acordo com a secretária municipal da Fazenda, Rita Garske, o projeto está em fase final para início. O próximo passo será a criação do elemento de despesa para viabilizar o repasse de recursos à instituição federal, proposta que deverá ser encaminhada ao Legislativo nos próximos dias.
















Comentários