top of page

Produtores cachoeirenses e da região participam de protesto na BR-290, em Pantano Grande

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

Na manhã desta terça-feira, 27, um grupo de produtores de Cachoeira do Sul participou de uma manifestação da classe produtora, que acontece desde a semana passada no município de Pantano Grande. O ato foi realizado às margens da BR-290, com a distribuição de panfletos e informações sobre o movimento. Na sexta-feira, 30, a classe pretende bloquear a BR-290 para chamar a atenção de lideranças políticas e do governo. Além de Cachoeira, participaram delegações de Rio Pardo e Encruzilhada do Sul. A mobilização ganha força depois que em outras regiões também os produtores e reuniram, inclusive, com a realização de tratoraço.


O objetivo é pressionar a aprovação do projeto de lei 329/25, que visa minimizar as perdas de produtores afetados pelas tragédias climáticas. Portanto, a classe protesta contra a aprovação da securitização de dívidas, que permite que dívidas rurais sejam convertidas em títulos lastreados pelo Tesouro Nacional com condições especiais de pagamento.


A securitização das dívidas é vista como uma forma de garantir fôlego financeiro aos agricultores, que enfrentam dificuldades como instabilidade climática, custos de produção elevados e altas dívidas.



Comentarios


bottom of page