Professora do curso de Psicologia da Ulbra fala sobre a importância do Maio Laranja na Câmara
- Lenon Quoos
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Nesta segunda-feira, 26 de maio, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) campus Cachoeira do Sul, foi representada na Câmara de Vereadores pela professora do curso de Psicologia, Natália Barreto. À convite da vereadora Juliana Spolidoro, ela falou na tribuna popular da sessão ordinária sobre a importância do Maio Laranja, Campanha Nacional de Conscientização e Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A Professora Natália estava acompanhada de estagiários do Laboratório de Avaliação e Intervenção Psicológica (LAIP) - serviço de estágio que promove intervenções em diversas esferas do município, e da coordenadora do curso de Psicologia, Deise Mohr. Segundo ela, temas como este são debatidos em sala de aula e, sempre que possível, levados de forma clara à sociedade.
O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desde o ano 2000. O número de crianças brasileiras vítimas do abuso sexual antes dos 12 anos de idade é alarmante. De acordo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 5 são vítimas desse tipo de violência e que na maioria das vezes acontece dentro das suas próprias casas ou cometidas por pessoas próximas.
Como parte dessa campanha, o curso de Psicologia e o LAIP desenvolvem uma atividade realizada com crianças do último ano do ensino infantil, através de atividades lúdicas que estimulam o autoconhecimento corporal e orientam de forma acessível e leve sobre os limites do próprio corpo e a importância de comunicar situações desconfortáveis ou de risco. A proposta visa fortalecer a consciência corporal e contribuir para a prevenção de abusos em alinhamento com os objetivos da campanha Maio Laranja, bem como proporcionar às crianças cachoeirenses uma vivência lúdica que favoreça o autoconhecimento do próprio corpo, promovendo a identificação e a percepção de suas partes corporais, de forma significativa e adequada à sua faixa etária. O primeiro encontro ocorreu na última sexta-feira, 23 de maio.
Para o desenvolvimento da atividade, o curso conta com a parceria da vereadora Juliana Spolidoro e da secretária da educação municipal, Carla Zinn. Todas as escolas cachoeirenses serão contempladas com essa atividade, que cumprirá a sua agenda durante todo o ano de 2025.


Comments