top of page

Saúde convoca cachoeirenses para vacinação contra a gripe

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 1 dia
  • 4 min de leitura

Números apurados pelo setor de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde até a última segunda-feira, 26 de maio, apontam que 40% do público estimado já foi imunizado para a Influenza A na cidade em 2025. O dado leva em consideração, conforme preconiza o Ministério da Saúde, a média percentual de vacinados entre os grupos de rotina que compõem o cálculo para a cobertura vacinal (idosos, crianças e gestantes).


O índice é considerado aquém do esperado pela gestão municipal da saúde, na medida que a arma principal no combate da gripe, a vacinação, ainda está longe dos 90% definidos como meta pelo governo federal. “Os imunizantes estão disponíveis em toda a rede, fixamos o horário estendido do serviço de saúde em dois pontos da cidade para facilitar o acesso, então precisamos que a população faça sua parte tendo em vista segurança de cada um e proteção coletiva, pois só assim reduziremos significativamente as complicações dos quadros respiratórios, as internações hospitalares e os óbitos pela doença”, argumenta a secretária municipal da saúde, Camila Barreto.


Na sexta-feira passada (23/05), a Vigilância Epidemiológica confirmou a primeira morte por influenza em Cachoeira do Sul este ano (paciente idosa com 75 anos), ao mesmo tempo em que investiga outro óbito suspeito desta semana, que vitimou uma criança. A apuração do órgão de saúde está sendo conduzida através de exames laboratoriais a fim de que se possa afirmar a origem do contágio, da qual não pode ser afastada a possibilidade de dengue, dada a epidemia da doença no município.


“As infecções endêmicas (gripe e dengue) estão evoluindo de forma ascendente, uma tendência típica para a fase do ano, mas já requerem uma resposta mais efetiva na busca pelas vacinas e pelos cuidados indicados, sobretudo aqueles que controlam a transmissão do vírus nos quadros de síndromes gripais”, avalia a Diretora das Vigilâncias em Saúde, enfermeira Andréa Santos, ao mesmo tempo em que ratifica o índice de até 70% de eficácia do imunizante na contenção decasos graves e óbitos no caso de episódios de gripe. Na imunização contra a dengue, o país contempla por enquanto via SUS somente o público na faixa etária entre 10 e 14 anos de idade.


Atingir a meta nacional de imunização para influenza, fixada em 90% do público-alvo, vem sendo um desafio para Cachoeira do Sul pelo menos nos últimos quatro anos. Em 2024, 27.792 da população estimada em 41.775 habitantes do município aderiram à imunização para a doença, ou seja, a cobertura vacinal alcançada pela rede de saúde ficou em 60,28%. Acompanhe como ficaram os índices nas campanhas anteriores da gripe: 79,6% em 2021, 78,2% em 2022 e 56,32% em 2023 (os grupos para definição da cobertura vacinal sofreram alterações neste período por parte do Ministério da Saúde).


FOCO NOS IDOSOS, CRIANÇAS E GESTANTES

Balanço divulgado pela coordenadora de Imunizações da SMS, Ritiele Morais, aponta 16.920 doses contra a influenza aplicadas na cidade até esta segunda-feira (26/05), com destaque sendo mantido pelo público idoso, que concentra a metade das doses distribuídas até o momento (8.337). Entre os grupos prioritários, que reúnem puérperas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente, doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, o total de doses distribuídas é de 6.819, lembrando que esta população foi ampliada para todas as pessoas acima dos seis meses de idade a partir de 19 de maio. Os chamados grupos de rotina (idosos, crianças e gestantes), que já contam com a imunização para influenza no calendário regular do SUS, integram o público-alvo considerado mais suscetível às complicações clínicas em caso de infecções.


MEDIDAS PARA REDUZIR RISCOS DE ADQUIRIR OU TRANSMITIR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS:

* Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;

* Utilize lenço descartável para higiene nasal;

* Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir. O uso de máscara é recomendável;

* Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

* Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

* Mantenha os ambientes bem ventilados;

* Evite contato próximo de pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

* Evite sair de casa em período de transmissão da doença;

* Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

* Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.


OS NÚMEROS DA GRIPE

Total de doses aplicadas contra a influenza até 26/05 – 16.920, incluindo produção das agora oito unidades no horário regular, das duas unidades no horário estendido (17h às 21h), das equipes atuando na área rural e mais ações extramuros, como a vacinação domiciliar da influenza.


10.101 doses aplicadas nos grupos de rotina (média de 40,01% dos públicos que compõem o cálculo para a cobertura vacinal):


- Idosos: 8.337 doses (42,31% dos usuários estimados neste grupo)

- Crianças: 1.499 doses (30,65% dos usuários estimados neste grupo)

- Gestantes: 265 doses (40,89% dos usuários estimados neste grupo)

6.819 doses - Demais grupos


(puérperas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente, doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, sendo que a partir de 19 de maio a imunização foi ampliada ao público em geral)


Viviane Souza.

Comments


bottom of page