top of page

Saúde encerra turno estendido na EAP Central e Centro Social em Cachoeira

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

A Administração Municipal encerra nesta quarta-feira, 17 de dezembro, o terceiro turno de atendimentos da saúde, tendo em vista a redução significativa na procura de atendimentos para suspeitas de dengue e de síndromes gripais, que constituíram o foco para a criação do horário extra, ainda no mês de março. A medida, explica a secretária Camila Barreto, se dá pela queda do número de casos, embora o monitoramento deva prosseguir por parte da gestão, que poderá retomar o serviço diante de qualquer nova demanda. “O turno estendido foi uma estratégia para ampliar a assistência em meio à epidemia de dengue e para amparar a população durante a sazonalidade das doenças de inverno”, explicou a titular da Saúde.

ree

Depois de seis meses de avaliações periódicas das operações, a Secretaria da Saúde já havia reduzido a carga horária do turno extra, em setembro, de cinco para três dias da semana, de segundas às quartas-feiras, das 17h às 21h, na EAP Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e EAP Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena), sempre com prioridade aos casos suspeitos de dengue e síndromes respiratórias, apontados como a causa da sobrecarga na procura pelos serviços de urgência e emergência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na ocasião, a secretária Camila Barreto já havia observado que os números vinham baixos nas quintas e sextas-feiras, com os gastos de manutenção do projeto não compensando a procura registrada.


No entender da titular da SMS, a Administração Municipal “cumpriu bem o seu compromisso de reforço da saúde diante da demanda crescente da época e continuará adotando esta postura quando for essencial, mas entende que o uso dos recursos precisa estar adequado às necessidades de cada contexto e cenário, o que na saúde precisa ser flexível e exige acompanhamento longitudinal da gestão”, concluiu.


TERCEIRO TURNO + Saúde Cachoeira

Até 17/12

Segundas às quartas-feiras

17h às 21h

- EAP Central (Esquina da Rua Conde de Porto Alegre e Rua XV de Novembro)

- EAP Centro Social Urbano ( Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena)

* Prioridade no atendimento de suspeitas de dengue e síndromes gripais

ree

 
 
 
bottom of page