top of page

Secretaria Municipal de Meio Ambiente projeta novos Ecopontos, obras e ampliação de serviços em 2026

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comandada por André Mateus Silveira, encerrou 2025 com um balanço considerado positivo pelo governo e já desenha uma série de ações estruturantes para 2026, primeiro ano completo da gestão do prefeito Leandro Balardin.


Durante 2025, a pasta atuou de forma integrada nas áreas de gestão ambiental, educação, fiscalização, limpeza pública, bem-estar animal e conservação de áreas naturais. Entre as iniciativas, estiveram participação em conselhos municipais, eventos técnicos e seminários, além de palestras em escolas e universidades.


Ações públicas em espaços como a Praia Nova e eventos municipais, acompanhadas do plantio de mais de 550 mudas, reforçaram o trabalho de conscientização ambiental.


No licenciamento, a secretaria registrou avanços na emissão de pareceres e licenças ambientais, incluindo análises de viabilidade para abertura de empresas.

No CEMPRA, o destaque ficou para a retomada da responsabilidade técnica veterinária, ampliação do manejo do abrigo municipal, mais de 1,3 mil castrações e chipagens gratuitas, além de resgates, adoções e elaboração do primeiro Plano de Contingência e Emergência Animal do município — instrumento utilizado inclusive durante episódios de enchentes.


Na educação ambiental, campanhas de descarte correto, instalação de contêineres recicláveis, palestras em dezenas de escolas e ações comunitárias contribuíram para a redução do descarte irregular de resíduos e impacto ambiental positivo.


A fiscalização também foi reforçada com a contratação de novos fiscais. O setor registrou notificações, autos de infração, atendimentos ao Ministério Público e mais de R$ 700 mil em multas aplicadas. Na limpeza pública, houve incremento na estrutura do transbordo municipal, ampliação de contêineres, varrição, capina e destinação adequada de resíduos, incluindo os gerados após eventos climáticos.


O setor florestal atuou na poda, manejo da arborização urbana, manutenção de praças e iniciou o Plano Municipal de Arborização Urbana. Já o Parque Zoobotânico manteve funcionamento durante a gripe aviária, recebeu melhorias, registrou quase 13 mil visitantes e ampliou ações de educação ambiental e preservação da fauna.


Planos para 2026

Para 2026, a Secretaria anuncia projetos estratégicos e obras, entre eles:

  • ampliação dos Ecopontos

  • reformas em praças públicas

  • melhorias na Estação de Transbordo

  • implantação do Plano de Drenagem Urbana

  • fortalecimento do atendimento veterinário emergencial para famílias de baixa renda

  • criação do novo Horto Municipal

  • novos programas no Parque Zoobotânico


Também estão previstas ações especiais como a Semana do Meio Ambiente e a comemoração dos 40 anos do Parque Zoobotânico Municipal.

Texto: Eloisa Uliana.

 
 
 

Comentários


bottom of page