top of page

Sicredi Gerações impacta mais de 1,5 mil pessoas com ações de educação financeira na Semana ENEF

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

A Sicredi Gerações RS/MG participou ativamente da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada de 12 a 18 de maio. Com 53 ações nos dois estados atendidos, a cooperativa impactou diretamente mais de 1,5 mil pessoas, principalmente crianças, adolescentes e suas famílias, reforçando o compromisso com a formação de uma sociedade mais consciente financeiramente.


Uma das iniciativas da cooperativa foi a ação “Lição pra gente grande”, que chamou a atenção ao propor uma inversão de papeis: ensinar os adultos a serem exemplos e orientadores na formação financeira dos filhos. A atividade ofereceu dicas práticas para que pais e mães incentivem, conversem e orientem seus filhos desde cedo, estimulando atitudes simples que refletem diretamente na construção de um futuro mais seguro e equilibrado.


As atividades presenciais foram complementadas por iniciativas digitais, como a divulgação de conteúdos no canal do YouTube do Sicredi e na plataforma Sicredi na Comunidade, onde foi lançado um curso gamificado de Educação Financeira para Adolescentes. A proposta, alinhada ao tema da Semana ENEF 2025 "Educação Financeira para Crianças e Jovens: preparando a sociedade para escolhas conscientes", busca aproximar os jovens do universo das finanças por meio de uma abordagem interativa, conectada à sua realidade e linguagem.

Também durante a Semana ENEF, o público teve acesso ao do videocast “Escolhas Conscientes para um Futuro Sustentável”, com conteúdos apresentados por especialistas em finanças, além da estreia da sexta temporada do quadro “Explica aí, Sicredi”, com orientações simples e didáticas sobre como tratar o tema da educação financeira com crianças e adolescentes. Outro destaque nacional foi o lançamento de um novo gibi e vídeo da Turma da Mônica, em parceria com a Fundação Sicredi, tratando temas como investimentos, liquidez e inflação de maneira lúdica e acessível para o público infantil.

Conforme o presidente da Sicredi Gerações RS/MG, Paulo Alex Falcão, essas ações são parte do propósito da instituição de gerar impacto positivo nas comunidades. “Acreditamos que a formação de uma sociedade mais justa e equilibrada começa com a consciência financeira. Por isso, investimos em ações que envolvem crianças, jovens e também os adultos, que são exemplos dentro de casa. Pequenas atitudes no presente têm o poder de transformar o futuro das próximas gerações”, destaca.

A participação da Sicredi Gerações RS/MG na Semana ENEF 2025 integra uma mobilização nacional promovida pelas mais de 100 cooperativas do Sicredi em todo o Brasil. Em 2024, foram mais de 4,5 mil ações realizadas durante a semana, consolidando o Sicredi como uma das principais instituições engajadas na promoção da educação financeira no país.


Foto em anexo: Atividades realizadas na Semana ENEF

Crédito fotos: Divulgação Sicredi Gerações

 



Comments


bottom of page