top of page

UFSM Cachoeira oferece 70 vagas para ingresso e reingresso em cursos de graduação

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • 7 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

A UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e das coordenações dos cursos de graduação presenciais, abriu inscrições ao processo seletivo de ingresso e reingresso em cursos presenciais de graduação para início das atividades acadêmicas no 1º semestre letivo de 2023. Para Cachoeira do Sul, são 70 vagas para os cinco cursos de graduação do campus, sendo:

  • Arquitetura e Urbanismo: 10 vagas;

  • Engenharia Agrícola: 20 vagas;

  • Engenharia Elétrica: 10 vagas;

  • Engenharia Mecânica: 15 vagas;

  • Engenharia de Transportes e Logística: 15 vagas.

As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 17 de fevereiro, via web. A isenção da taxa de inscrição (que é de R$ 37,00) poderá ser solicitada por candidatos de baixa renda nos dias 13 e 14 de fevereiro.


A publicação do resultado final após recursos e das orientações para confirmação de vaga está prevista para 17 de março.


O edital com as orientações gerais, editais específicos dos cursos com as vagas disponíveis e acesso ao sistema de inscrições estão disponíveis no site da Prograd.

Modalidades disponíveis:

– Reingresso: para candidatos que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam reingressar no mesmo curso previamente

abandonado/cancelado;

– Transferência interna: para candidatos regularmente matriculados ou com trancamento total do semestre em curso de graduação da UFSM de qualquer campi, que pretendam trocar para outro curso de graduação da UFSM;

– Transferência externa: para candidatos regularmente matriculados ou com trancamento total em curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior que pretendam ser transferidos para a UFSM;

– Portador de diploma: para candidatos diplomados em cursos de graduação reconhecidos nacionalmente;

– Reingresso com transferência interna: para candidatos que tenham abandonado ou cancelado algum curso de graduação da UFSM e pretendam retornar à Universidade em curso diferente daquele abandonado/cancelado.


Ingresso de refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade

Estão abertas, até o dia 26 de fevereiro, as inscrições para processo seletivo para ingresso de refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade nos cursos técnicos, tecnológicos e de graduação da UFSM. No campus de Cachoeira do Sul são cinco (5) vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo (1); Engenharia Agrícola (2); e Engenharia Elétrica (2).


Os selecionados serão matriculado no primeiro ou no segundo semestre deste ano, conforme oferta de vagas. As inscrições vão até o dia 26 de fevereiro de 2023 e devem ser realizadas via envio de documentação, em formato PDF, conforme solicitado no Portal de Concursos da UFSM.


Critérios

Para serem admitidas, as pessoas refugiadas ou imigrantes em situação de vulnerabilidade devem ter concluído estudos de ensino médio ou equivalente no país de origem ou em outro país que residiram. Também, é requisito que a continuidade nos estudos em ensino técnico/superior no país de origem ou de residência tenham sido impossibilitados seja pelo motivo da imigração, seja pelo não desejo de revalidar o diploma de conclusão de tais estudos equivalentes. Neste último, para o aproveitamento de disciplinas, o acadêmico deve ingressar no respectivo programa e sujeitar-se à avaliação da coordenação do curso.

Imagem: Arquivo.


Comments


bottom of page