top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Ulbra de Cachoeira se mobiliza para ajudar atingidos pelas enchentes


Integrada à mobilização nacional da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), intitulada “SOS Rio Grande”, a Ulbra Campus Cachoeira do Sul está concentrando esforços prioritariamente para auxiliar os atingidos pela enchente do Rio Jacuí e também dando suporte para os forças de segurança, lideradas pela Prefeitura, Defesa Civil do município e demais órgãos. Em meio a tanta dor, tristeza e preocupação, a direção do campus em colaboração com a Pastoral Ulbra e as coordenações de cursos, atuam desde o dia 1º de maio na assistência aos necessitados.




ULBRA CACHOEIRA + PASTORAL ULBRA

Mesmo com a cidade ilhada e com dificuldade de abastecimento, ainda assim a solidariedade fala mais alto e nos primeiros dias foram arrecadados alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e cobertores, além de itens de primeira necessidade, que foram entregues na Igreja São José (ponto de triagem das doações com a Defesa Cívil).


De acordo com o Capelão da Ulbra Campus Cachoeira do Sul e do Colegio Ulbra São Pedro, Pastor Renato Rodrigues Farofa, a comunidade local está sendo muito solidária não só com a mobilização organizada pela Ulbra, como também em todas as frentes que estão sendo realizadas na cidade. “Neste momento estamos precisamos especialmente de vassouras, rodos, luvas para o pessoal que está voltando ou que ainda vão voltar para a casa”, ressalta o Pastor.


CA DIREITO ULBRA

Cachoeira do Sul está enfrentando sua maior enchente que deixou muitas famílias desabrigadas e em situação de vulnerabilidade. No entanto, em meio à adversidade, a solidariedade mostrou-se mais forte do que nunca. O Centro Acadêmico do Curso de Direito arrecadou recursos via Pix para a realização de quase 200 marmitas, 100 lanches e kits higiênicos. A ação levou um auxílio importante e conforto às pessoas necessitadas.


Essa colaboração exemplar demonstra o poder transformador da união em tempos difíceis. A professora coordenadora do curso, professora Rosana Izara Luchese Willig, agradeceu publicamente aos colaboradores, que possibilitaram distribuir esses recursos para a Mitra Diocesana, Escola Rio Jacuí, Ginásio Derlizão e Bairro Cristo Rei onde estão os abrigados. “Juntos, somos mais fortes e capazes de superar qualquer desafio. Que essa corrente de solidariedade continue a inspirar a todos nós a fazer o bem sempre que possível”, comentou.


PSICO ULBRA

O curso de Psicologia da Ulbra Cachoeira, juntamente com a Pastoral, lançaram mais uma campanha para arrecadar kits de higiene e limpeza, visando ajudar as famílias afetadas pela enchente nos próximos dias. Todas as contribuições são bem-vindas sempre tendo como ponto de coleta a Ulbra Campus Cachoeira do Sul. A coordenadora do curso de Psicologia, professora Cristiana Caneda, faz um chamamento para que todos que puderem articipem “dessa corrente de solidariedade!”, define.


ENFERMAGEM ULBRA

O curso de Enfermagem da Ulbra Cachoeira, realizaram campanha com os alunos para arrecadar produtos para montagem de kits de higiene que estão sendo montados e serão entregues para famílias da Escola Infantil Santo Antônio, para os moradores dos apezinhos do Bairro Fenarroz e também para famílias desabrigadas. Conforme a coordenadora do curso, professora Fernanda Quevedo Alves, há ainda um excedente de recursos que serão usados para a compra de mais kits de limpeza.


ODONTO ULBRA

O Curso de Odontologia da Ulbra Cachoeira também está integrado às ações, com destinação de escovas dentais para as comunidades necessitadas e para abrigados. A coordenadora do curso, professora Carmen Lúcia Macedo, salienta que as escovas são incluídas nos kits de higiene que estão sendo distribuídos.


SOS RIO GRANDE

Em todos os campi e escolas da Ulbra no Rio Grande do Sul, localizados em Canoas, Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo, Torres e Sapucaia do Sul, as pastorais estão recolhendo doações de alimentos não perecíveis e água potável, além de produtos de higiene pessoal e limpeza. Também são aceitas doações através de transferência por Pix, na chave doe@ielb.org.br. É solicitado que, nas observações, o doador identifique como "Enchente".

Ponto de doação na Ulbra Campus Cachoeira do Sul:

Ulbra Cachoeira do Sul

Rua Martinho Lutero, 301 - Bairro Universitário

Telefone: (51) 3722.040

Comments


bottom of page