top of page

Vacinação contra a dengue inicia nesta terça-feira em Cachoeira

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu as 920 doses do imunizante Qdenga e dá início nesta terça-feira, 27 de maio, à imunização contra a dengue em Cachoeira do Sul. A vacina do laboratório japonês Takeda, também conhecida como vacina tetravalente atenuada, protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e estará disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, público estipulado pelo Ministério da Saúde.


As oito salas de vacinas da rede municipal estarão oferecendo as doses durante o horário regular, assim como as duas unidades que operam no horário estendido (EAP Central e EAP Centro Social Urbano), entre 17h e 21h.


De acordo com o setor de Imunizações da Secretaria da Saúde, o município conta com 4.890 usuários do SUS habilitados à imunização, conforme critérios estabelecidos pelo governo federal. A faixa etária recomendada para a vacinação – de 10 a 14 anos – leva em consideração as taxas de hospitalização por dengue nos últimos cinco anos no Brasil, conforme a decisão conjunta tripartite - Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).


Embora os idosos estejam neste ano entre o grupo mais afetado pela dengue, a vacina não é indicada a este público por não existirem testes do imunizante específicos à população com mais de 60 anos. O esquema vacinal em vigor recomenda a administração de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.


A aplicação é subcutânea (braço) e é necessário aguardar na unidade pelo menos 15 minutos após a imunização para observação. Para ser imunizado, o usuário precisa comparecer ao serviço de saúde portando a carteira de vacinação e documento com CPF.


A VACINA NÃO ACABARÁ COM A DENGUE

Tanto o prefeito Leandro Balardin como a secretária da saúde, Camila Nunes Barreto, alertam a população de que a vacina, isoladamente, não resultará no controle da doença no cenário local. “A remessa vai atender somente parte do público prioritário na cidade e, até que o Ministério da Saúde deflagre a vacinação em massa, precisamos continuar focando no controle do vetor da dengue e demais arboviroses como a febre chikungunya, que é o mosquito Aedes aegypti”, orienta a titular da SMS.


O governo federal anunciou recentemente a produção em larga escala do primeiro imunizante 100% nacional e de dose única contra a dengue. Entretanto, até que a estratégia de imunização seja efetivamente ampliada e contemple mais públicos, o Ministério da Saúde continua recomendando como fundamental o reforço das ações de prevenção, de vigilância e de preparação da rede de assistência, essencial para evitar agravamentos de quadros clínicos e óbitos.


Nesta segunda-feira (26/05) pela manhã, o painel estadual do cenário epidemiológico informava 714 casos confirmados de dengue no município com mais 1.392 casos sob investigação e a marca de três mortes pela doença registradas em 2025.


ONDE HAVERÁ VACINAÇÃO DA DENGUE

Locais: EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Ponche Verde e ESF Barcelos

Horário das salas de vacinação: 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, segundas às sextas-feiras.


Horário estendido: 17h às 21h nas EAP Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena), segundas às sextas-feiras.



Comments


bottom of page