Você sabe o que é Clickbait e os perigos que ele traz?
- Da Redação
- 15 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Clickbait é uma tática usada na Internet para gerar tráfego online por meio conteúdos enganosos ou sensacionalistas. Também chamado de “caça-clique”, esse termo refere-se também à quebra de expectativa por parte do usuário que foi “fisgado” por essa isca de cliques. Alguns portais de notícia sem credibilidade costumam utilizar deste artifício para gerar tráfego em seus sites. Imagine-se na seguinte situação: você está navegando pela internet quando, de repente, se depara com uma publicação nas redes sociais, que o título promete responder, de uma vez por todas, aquela dúvida cruel sobre um assunto que te interessa muito.
Você para tudo o que está fazendo, afinal, como ignorar um conteúdo desses, não é mesmo? Em menos de cinco minutos depois de abrir o link, frustração: o artigo não respondeu a pergunta e desviou da “promessa” proposta no título. A sensação de ter sido fisgado por uma isca tentadora tem nome e é chamada de clickbait. Se você quer saber mais sobre a técnica e descobrir se ela é indicada em estratégias digitais, este texto é para você (de verdade, sem falsas promessas).
Entenda
No caso de vídeos no YouTube, por exemplo, o clickbait se localiza no título e na imagem de destaque do vídeo, podendo ser encontrado também na breve descrição do conteúdo. Em blog posts, os clickbaits geralmente estão incluídos no título, nas chamadas de social posts e na linha de destaque do conteúdo, quando for o caso, que fica logo abaixo do título. Para compreender ainda melhor do que se trata a tal estratégia, podemos simplesmente traduzir a expressão que vem do inglês e, para nós, significa “isca de cliques”.
Saiba mais
Os clickbaits funcionam exatamente como essa isca: ao prometer responder dúvidas ou contar praticamente uma espécie de “segredo” para os leitores, muitas pessoas não pensarão duas vezes antes de clicar no conteúdo. Não podemos julgá-las, afinal, um título atraente faz com que muita gente pare o que está fazendo por alguns minutos para descobrir o que está por trás dele. O problema não está na estratégia de criar títulos tentadores, mas sim em mentir para o leitor.
Comments