Adriana Palladino | O ponto do não retorno!
- Da Redação
- há 8 horas
- 2 min de leitura
O ponto do não retorno é o limite critico de um sistema, onde, se ultrapassado, dificilmente pode ser recuperado, e é nesse ponto que nosso planeta está chegando em relação ao meio ambiente.
Essa expressão está sendo cada dia mais usada para descrever eventos como, desmatamento, degradação dos ecossistemas, queimadas e muitas outras ações nocivas que estão causando mudanças irreversíveis.
As mudanças climáticas estão aí, acontecendo ao redor do globo, cada dia mais frequentes e forçando os governos a enxergarem essa realidade e buscarem formas de reverter os danos causados, mas, essas ações ainda não foram capazes de fazer com que saíssemos desse ponto que a cada dia se parece estar mais próximo.
Alguns países estão fazendo seu trabalho de casa, no ranking dos países mais sustentáveis, no topo dessa lista estão: Dinamarca, Reino Unido, Finlândia, Malta, Suécia e Luxemburgo.
Nosso país vem avançando nesse tema, mas ainda muito longe do que se espera, na verdade, essa deve ser uma ação conjunta, segundo a ONU, somos 195 países, não adianta apenas 10, 15 deles fazerem sua parte e o restante continuar com práticas que poluem e destroem, é por isso os esforços de assinarem acordos globais para que os países de fato se comprometam a criarem mecanismos para diminuírem por exemplo a emissão de gases do efeito estufa.
Segundo a ONU os países precisam reduzir em 42% a emissão dos gases de efeito estufa, a realidade é realmente preocupante, cada dia que passa chegamos mais próximo do ponto de não retorno e como o mesmo nome já diz, aí sim, pouco se poderá fazer, infelizmente.
Mais uma vez eu me despeço, provisoriamente desse espaço, a partir do dia 26 de maio, assumo como vereadora em razão da licença saúde do vereador Marcelo, neste período preciso me afastar, mas em breve voltarei. Agradeço a todos que me acompanham aqui.
Até breve!
Adriana Palladino
Comments