• Da Redação

Alessandro Rosa | Cuidado com as compras por impulso

Você costuma comprar coisas mesmo quando não planejava? Pode ser difícil resistir a uma boa compra mesmo que eles não se encaixem no orçamento do mês.


No momento, a compra pode parecer ótima. Mas, com o tempo, a compra por impulso pode significar más notícias para sua carteira.


É absolutamente importante evitar fazer da compra por impulso um hábito, porque isso pode levar a várias consequências financeiras perigosas. Se você ignorar seu orçamento de forma consistente e ceder a todas as compras tentadoras você corre o risco de se endividar impactando negativamente sua pontuação de crédito. Encontrar maneiras de parar de gastar demais em compras por impulso pode ajudá-lo a gerenciar melhor suas finanças.


Você já levantou seu ânimo depois de um dia ruim com a gratificação instantânea de comprar algo novo? Agora, considere se essa compra realmente fez você se sentir melhor. Na maioria das vezes, a resposta é não.


Investir seu dinheiro nas coisas com as quais você realmente se importa é uma maneira de parar de gastar demais em compras por impulso. Tente alinhar suas compras com seus valores para evitar gastos excessivos em compras por impulso.


Outra maneira de evitar gastos por impulso e economizar dinheiro é talvez surpreendente: permita-se gastar um pouco em "coisas divertidas". Deve haver uma linha para gastos discricionários em seu orçamento. Sem isso, seu orçamento pode parecer muito restrito e pode ser mais difícil mantê-lo no longo prazo. Criar espaço financeiro para se divertir é uma forma de usar um orçamento para interromper os gastos por impulso, pois permite que você conheça seus limites orçamentários sem se sentir privado.


Passar um cartão de crédito pode não parecer como gastar "dinheiro de verdade" no momento, mas você sempre terá que pagar o saldo depois - e às vezes com juros.


À medida que você aprende como usar um orçamento para interromper os gastos por impulso, considere como o uso do cartão de crédito tem impactado seu orçamento. Por exemplo, quando você passa o cartão, sempre se certifica de que os gastos estão dentro do seu orçamento? Ou você acha que os gastos com cartão de crédito estão separados do seu orçamento, com saldo de um mês para o outro?


Para ver com que frequência você usa seu cartão de crédito para fazer compras por impulso, examine seus últimos extratos de cartão de crédito. Se o crédito parece estar vinculado a estes gastos, você pode reduzir o uso do cartão - ou eliminá-lo totalmente - como uma forma de evitar os gastos excessivos em compras supérfluas.


Usar dinheiro em vez de crédito pode ser uma maneira de parar de gastar demais em compras desnecessárias. Em vez de passar o cartão de crédito para despesas discricionárias, considere seguir um caminho diferente. Um orçamento de envelope de dinheiro, por exemplo, pode ser um ótimo método para evitar gastos por impulso para economizar dinheiro. Isso envolve retirar todo o seu orçamento de gastos em dinheiro todo mês e dividir o dinheiro em um envelope rotulado para cada categoria de orçamento. Dessa forma, você pode gastar por impulso, sem gastar além do seu orçamento.


Uma ideia para evitar gastos por impulso e economizar dinheiro é incluir seus objetivos financeiros de longo prazo em seu orçamento, como economizar para as férias dos seus sonhos ou comprar sua primeira casa . Dessa forma, você sabe que precisa reservar dinheiro para eles em vez de gastá-lo em compras desnecessárias.


As compras impulsivas são capazes de trazer diversas consequências negativas para quem as realiza. Os entes queridos também tendem a serem afetados por elas, o que torna ainda mais fundamental evitá-las. Por meio das dicas certas, você poderá se organizar com maior eficácia, aprender a separar o que é necessário e o que é desejo e, com isso, otimizar sua vida financeira e conquistar quaisquer sonhos que tiver.


Alessandro Rosa

Banner para site-1.png