• Da Redação

Alessandro Rosa | E agora? Economizar ou investir?

Muitas pessoas não entendem que economizar e investir dinheiro são coisas totalmente diferentes. Eles têm objetivos diferentes e desempenham papéis diferentes em sua estratégia financeira. Certificar-se de que você tem clareza sobre esse conceito fundamental antes de começar sua jornada para construir patrimônio e encontrar independência financeira é vital porque pode salvá-lo de muitas dores de cabeça e estresse.

Qual é a definição de economizar dinheiro? Economizar é o processo de guardar dinheiro vivo e frio e estacioná-lo em um lugar extremamente seguro e líquido títulos ou contas. Isso pode incluir contas correntes, poupança ou letras do Tesouro (as opções de investimento são inúmeras). Acima de tudo, as reservas de caixa devem estar lá quando você as buscar; disponível para sacar. Muitos investidores ricos famosos, na verdade, defendem manter muito dinheiro escondido em algum lugar que só você conheça, mesmo que envolva uma grande perda.

Qual é a definição de investir dinheiro? Investir dinheiro é o processo de usar seu dinheiro, ou capital, para comprar um ativo que você pensa que tem uma boa probabilidade de gerar uma taxa de retorno segura e aceitável ao longo do tempo, mesmo que isso signifique sofrer volatilidade, talvez até por anos. Os verdadeiros investimentos são apoiados por algum tipo de margem de segurança, geralmente na forma de ativos ou ganhos do proprietário. Os melhores investimentos tendem a ser os chamados ativos produtivos, como ações, títulos e imóveis. Quanto devo economizar x investir? Poupar dinheiro quase sempre deve vir antes de investir. Pense nisso como a base sobre a qual sua vida financeira é construída. A razão é simples. A menos que você herde uma grande quantidade de riqueza, são suas economias que fornecerão o capital para alimentar seus investimentos. Se os tempos ficarem difíceis e você precisar de dinheiro, provavelmente estará vendendo seus investimentos no pior momento possível. Essa não é uma receita para ficar rico.

Como regra geral, suas economias devem ser suficientes para cobrir todas as suas despesas pessoais, incluindo hipoteca, pagamentos de empréstimos, custos de seguros, contas de serviços públicos, alimentação e roupas por pelo menos três a seis meses. Dessa forma, se você perder o emprego, terá tempo suficiente para ajustar sua vida sem a pressão extrema que vem de um salário vivo em outro.


Qualquer propósito específico em sua vida que requeira uma grande quantidade de dinheiro em cinco anos ou menos deve ser orientado para a poupança, não para o investimento. O mercado de ações no curto prazo pode ser extremamente volátil, perdendo mais de 50% de seu valor em um único ano. Só depois que essas coisas estiverem em vigor, você deve começar a investir.

Pode parecer assustador agora, mas toda pessoa que se realizou por si mesma teve de começar ganhando dinheiro, gastando menos do que ganhava, pegando essas economias e colocando-as para trabalhar em projetos que geravam dividendos, juros e aluguéis. Eles não são melhores que você. Se você aprender a mesma coisa e puder agir racionalmente para administrar seu dinheiro com disciplina, poderá desfrutar das recompensas do sucesso, assim como eles. No final, economizar dinheiro se resume a uma matemática simples. Na verdade, é tão fundamental quanto 2 + 2 = 4.


A todos uma ótima e abençoada semana!

WhatsApp (51) 99789.6352

Tchê Peq..png