Balneário Público Praia Nova segue próprio para banho em Cachoeira do Sul
- Lenon Quoos
- há 31 minutos
- 2 min de leitura
O Balneário Público Praia Nova, em Cachoeira do Sul, segue apto para banho, conforme o quinto boletim do Programa Balneabilidade – Temporada 2025/2026, divulgado nesta sexta-feira, 9 de janeiro, pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). As informações são baseadas nas coletas de água realizadas nos dias 5 e 6 de janeiro de 2026.
De acordo com o relatório, dos 96 pontos monitorados em todo o Rio Grande do Sul, apenas sete foram classificados como impróprios para banho nesta semana. Em Cachoeira do Sul, o resultado mantém a Praia Nova como uma opção segura para lazer da população e visitantes durante o verão.
Situação no Estado
O boletim aponta que todos os pontos analisados no Litoral Norte estão próprios para banho. Entre os locais considerados impróprios, destaca-se a Lagoa do Peixoto, em Osório, que apresentou alto índice de cianobactérias, com 116.576 células por mililitro — acima do limite de 50 mil. A presença de micro-organismos como Microcystis sp. e Dolichospermum sp. representa risco à saúde, podendo causar intoxicações agudas ou crônicas.
Pontos impróprios para banho no RS
Cerrito — Balneário Cerrito (Rio Piratini)
Osório — Lagoa do Peixoto
Pedro Osório — Balneário Pedro Osório (Rio Piratini)
Pelotas — Totó
Pelotas — Valverde (Av. Senador Joaquim A. Assumpção)
Pelotas — Valverde (Trapiche)
Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso (Rio Piratini)
Fiscalizações intensificadas
Além do monitoramento da balneabilidade, a semana também foi marcada por ações de fiscalização da Fepam. Após o boletim anterior apontar pontos impróprios no Litoral Norte, técnicos realizaram coletas em áreas próximas a Capão da Canoa, Arroio do Sal e Xangri-lá, com foco em saídas de drenagem pluvial para identificar possíveis lançamentos irregulares de esgoto.
Caso sejam confirmadas contaminações, as prefeituras serão notificadas para prestar esclarecimentos sobre a rede de esgotamento sanitário.
Recomendações aos banhistas
A Fepam reforça alguns cuidados importantes:
Entre na água apenas em locais classificados como próprios para banho;
Evite o banho nas 24 horas após chuvas intensas;
Não utilize áreas próximas a saídas de canais pluviais, córregos ou rios;
Evite locais com presença de algas;
Redobre a atenção com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.


















