Balsa Deusa do Jacuí inicia as travessias em Cachoeira
- Da Redação

- 20 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mai.

A Balsa Deusa do Jacuí, que chegou em Cachoeira no final de semana, inciou as travessias no Rio Jacuí às 13h desta terça, 20 de maio.
Mantendo o mesmo valor de 2021, a balsa realizará as travessias no rio entre o final da Rua Moron e a Praia Nova diariamente, das 6h às 22h.

Pela balsa, poderão atravessar as cargas acima de 18 toneladas, hoje proibidas de trafegar pela Ponte do Fandango.
Confia o valor das travessias

Caminhão 9 eixos - R$ 120,00
Dois pontos do Rio Jacuí são declarados de utilidade pública para instalação de atracadouros
Com o objetivo de garantir a mobilidade e minimizar os impactos econômicos causados pelas restrições de tráfego na Ponte do Fandango, o prefeito Leandro Balardin assinou, nesta semana, a declaração de utilidade pública para fins de intervenção em Área de Preservação Permanente (APP) em dois pontos do Rio Jacuí.
A medida, prevista no Decreto nº 081/2025, permitirá a instalação de atracadouros para travessia por balsas, como alternativa ao transporte de cargas pesadas, atualmente impossibilitado de cruzar a ponte. Conforme previsão do DNIT, em setembro, o trânsito será interrompido por completo na Ponte, sendo a balsa a única alternativa para travessia no Rio Jacuí.
A decisão tem como base o artigo 8º da Lei Federal nº 12.651/2012, que autoriza a intervenção em APPs nos casos de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. A iniciativa surge em resposta à determinação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que restringiu o tráfego de veículos com peso superior a 18 toneladas sobre a ponte, medida amplamente divulgada pelos meios de comunicação locais.
Os atracadouros autorizados estão localizados nos seguintes pontos:
Atracadouro 1: no início da Rua Moron, na região conhecida como Praia Velha;
Atracadouro 2: nas proximidades da Praia Nova, com ligação à BR-153.
A operação das balsas deverá seguir os critérios estabelecidos pela legislação ambiental vigente, em especial a Resolução CONSEMA nº 372/2018. A autorização para o funcionamento dos atracadouros depende do cumprimento de todos os requisitos legais exigidos pelo Município.


















Agora vai dar para testar o asfalto que fizeram na beira do rio/Rua Moron, se vai ficar melhor para o caminhão subir.