CACHOEIRA 200 ANOS E SUAS CONQUISTAS | Ponte do Fandango
- Da Redação
- 19 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2020
Os cachoeirenses do passado viveram as dificuldades da não existência da ponte, e, muito sonharam com as facilidades que ela ofereceria. A história mostra que em 1912 houve um movimento de lideranças comunitárias e autoridades em torno da construção de uma ponte que transpusesse o rio Jacuí nas proximidades da cidade, favorecendo o transporte e a ligação com outros municípios via estradas de rodagem.
Logicamente, este sonho era bem mais antigo, mas os jornais de 1912 chegaram aos nossos dias, revelando a iniciativa.

Início das obras
A construção da Ponte do Fandango, iniciada em meados da década de 1950, começou de fato a ser planejada em 1949, quando o então prefeito, Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, viajou ao Rio de Janeiro para tratar de tão importante obra.

Como resultado das tratativas levadas a efeito na Capital Federal, em 25 de abril daquele ano a cidade recepcionou o Ministro da Viação, Clóvis Pestana, que garantiu em um dos discursos proferidos: "A ponte será construída em época não muito remota, para isto já estão sendo feitos os estudos e serão iniciados os trabalhos preliminares de sondagem e construção de barragem." A cidade tomava conhecimento então que a estrutura a ser construída constaria de uma ponte com barragem e eclusa!

Ponte iluminada à noite | Foto: Divulgação
A Barragem-Ponte do Fandango foi a primeira do gênero a ser construída no Brasil e favoreceu a ligação de Cachoeira do Sul com a rodovia Porto Alegre - Uruguaiana, suspendendo a travessia do rio Jacuí pelas balsas.
Inauguração
Desde 1961, quando foi oficialmente inaugurada a Barragem-Ponte do Fandango, que a cidade não se via totalmente privada de sua estrutura e do importante e inestimável serviço que ela presta.

Inauguração em 1961 | Foto: Arquivo Histórico
Desgaste
Desgastada pelo tempo, pelo tráfego pesado e volumoso e pela ineficiente manutenção, as obras há muito reclamadas finalmente estão acontecendo. O transtorno do fechamento da ponte dá uma ideia para os cachoeirenses de hoje do quanto a sua existência é importante e o quanto os cachoeirenses de ontem enfrentaram de obstáculos nas suas movimentações.

Obras na Ponte do Fandango | Foto: Renato F. Thomsen
Reforma
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) por meio de sua Unidade Local em Santa Maria, Liberou o trânsito na Ponte do Fandango, na BR-153, sobre o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul no dia 05 de dezembro de 2019.

Ponte durante a reforma | Foto: Divulgação
O DNIT investiu R$ 8,2 milhões em melhorias que englobam reforço da estrutura metálica do vão central, alargamento para a travessia de pedestres, construção barreiras de segurança modelo New Jersey, e iluminação.

Ponte do Fandango atualmente | Foto: Divulgação
Pesquisa: Arquivo Histórico Municipal
Historiadora: Mirian Ritzel
Commentaires