Cachoeira busca adesão a programa que beneficia jovens atingidos pela enchente
- Lenon Quoos
- há 16 horas
- 1 min de leitura
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, formalizou adesão ao programa Partiu Futuro Reconstrução, ação do governo do Estado que prevê a contratação de jovens aprendizes atingidos pelas enchentes de 2024.
A iniciativa é voltada ao público jovem, de 14 a 22 anos incompletos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e em situação de vulnerabilidade social, como desabrigados ou desalojados e atingidos. Os selecionados atuarão como aprendizes em órgãos públicos estaduais e municipais, com direito a carteira assinada, bolsa-auxílio, vale-alimentação e acompanhamento educacional e psicossocial.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Alexandre Bittencourt, Cachoeira do Sul pleiteou 20 vagas no programa, a fim de que possa estender o benefício aos estudantes que atenderem os requisitos da seleção. Uma vez selecionados, os jovens têm direito a carteira assinada, jornada de 20 horas semanais, bolsa-auxílio e vale-alimentação.
“São ótimas oportunidades aos jovens em vulnerabilidade pois, além da experiência prática, a proposta prevê acesso a aulas teóricas e outras vantagens como acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, telemedicina e seguro”.
Segundo o edital publicado no último dia 18 pelo governo do Estado, a definição do número de jovens aprendizes por município será baseada na capacidade de acolhimento e na relação de jovens potencialmente participantes inscritos no Cadastro Único.

Texto: Viviane Souza.
Comments