top of page

Cachoeira do Sul tem 106 jovens alcançados no projeto de qualificação profissional apoiado pela Cargill

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • 12 de nov.
  • 2 min de leitura

Um grupo de 106 estudantes de três escolas públicas de Cachoeira do Sul concluiu as atividades do Projeto Formação Profissional de Jovens, iniciativa que integra o programa Comunidades Prósperas, promovido pela Cargill e executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS). O projeto tem como objetivo preparar adolescentes para o mercado de trabalho, oferecendo capacitação técnica e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

 

Ao longo do próximo ano, os participantes frequentarão oficinas sobre comunicação, liderança, trabalho em equipe, empreendedorismo e empregabilidade, em um ambiente voltado ao protagonismo juvenil e ao planejamento de carreira. A proposta também busca aproximar empresas e comunidade, ampliando as oportunidades de inserção profissional para a juventude local. 

ree

Em 2026, o Projeto Formação Profissional de Jovens terá continuidade no município, com a expectativa de atender 150 estudantes em diferentes ações de capacitação. Além disso, serão ofertadas bolsas em cursos técnicos e comportamentais para 30 jovens, ampliando o alcance e o impacto da iniciativa. 


Segundo Guilherme Mocci, gerente da fábrica da Cargill em Cachoeira do Sul, o projeto reflete o compromisso da companhia com o desenvolvimento das regiões onde a Cargill atua. “O programa Comunidades Prósperas busca fortalecer as comunidades por meio da educação e da inclusão produtiva A formação desses jovens representa um investimento no futuro de Cachoeira do Sul e na construção de um legado sustentável de oportunidades”, afirma. 


Para Priscila Terrazan Callegari, diretora de agricultura do IBS, organização responsável pela execução do projeto, a iniciativa reforça o papel da educação profissional como vetor de transformação. “A qualificação dos jovens é essencial para ampliar suas perspectivas e fomentar a economia local. Este projeto mostra como parcerias estratégicas podem gerar impacto social positivo e duradouro”, destaca. 


O Programa Comunidades Prósperas é uma das principais frentes de responsabilidade social da Cargill no Brasil. Presente em 12 municípios brasileiros, o programa estimula o desenvolvimento econômico e social por meio de parcerias com organizações locais e projetos voltados à educação, segurança alimentar e inclusão produtiva. Em Cachoeira do Sul, as ações têm contribuído para fortalecer a formação de jovens e promover o progresso sustentável.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page