top of page

CACISC quer discussão com comércio antes de decisão sobre estacionamento rotativo

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (CACISC) acompanha com atenção a retomada das discussões sobre a implantação do estacionamento rotativo no município. A entidade manifesta preocupação com os possíveis impactos da medida, especialmente sobre o comércio e o setor de serviços das áreas que poderão ser abrangidas.


Na última terça-feira, 11, Rafael Vargas de Quadros, atual presidente da CACISC, se reuniu com o diretor municipal de Mobilidade, Mauro Severo, que já presidiu o Conselho Municipal de Trânsito.


Durante a reunião, a entidade manifestou preocupação principalmente diante da possibilidade de implantação do sistema por meio de decreto. Como resultado do encontro, ficou alinhado que o projeto não avançará antes de uma reunião com as entidades representativas.


A intenção é que o secretário apresente detalhadamente a proposta aos representantes dos diferentes setores, permitindo que sejam feitos questionamentos, apresentadas sugestões e avaliados os possíveis impactos da medida.


Segundo a CACISC, somente após esse processo de diálogo será possível construir uma posição conjunta e fundamentada das entidades.


Comércio e serviços entre os setores diretamente impactados

A entidade considera necessária uma discussão aprofundada sobre o estacionamento rotativo, uma vez que os primeiros impactos deverão ser sentidos diretamente pelo comércio e pelo setor de serviços das áreas projetadas. As consequências, entretanto, poderão alcançar outros segmentos e a comunidade em geral.


A CACISC destaca ainda que o tema não deve ser analisado de forma isolada. Para a entidade, existem três questões de mobilidade urbana que precisam ser avaliadas conjuntamente: o estacionamento rotativo, o transporte coletivo urbano e a circulação de cargas pesadas na região central.


Esses assuntos interferem diretamente na rotina de comerciantes, prestadores de serviços, trabalhadores, consumidores e na própria dinâmica econômica de Cachoeira do Sul.


Entidade defende construção coletiva

Durante o encontro, o secretário Orion Ponsi teria demonstrado abertura para dialogar com as entidades e apresentar o projeto antes de novos encaminhamentos. Para a CACISC, a participação dos diferentes setores é fundamental para que qualquer decisão seja construída de maneira responsável, transparente e participativa.


A entidade afirma que, neste momento, seu papel é ampliar a compreensão sobre a proposta, ouvir os segmentos envolvidos e contribuir para uma discussão técnica que permita a construção de uma posição integrada.


A CACISC informou que continuará acompanhando o tema e manterá sua diretoria e os associados informados sobre os próximos encaminhamentos.


 
 
 

Comentários


bottom of page