top of page

Chuvas intensas no Natal elevam nível do Rio Jacuí e acendem alerta em Cachoeira do Sul

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 9 minutos
  • 2 min de leitura

A manhã de Natal desta quinta-feira (25 de dezembro) foi marcada por chuvas intensas em diversos municípios da Região Central do Rio Grande do Sul, com reflexos diretos no nível do Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul. Em Faxinal do Soturno, o acumulado de precipitação chegou a 170 milímetros, conforme medições locais.


O grande volume de chuva também provocou o aumento da vazão da Cascata Raddatz, no interior do município de Agudo, onde imagens registraram a força da correnteza e a elevação significativa do nível da queda d’água. Toda essa água deságua no Rio Jacuí, contribuindo para a elevação do nível em Cachoeira do Sul.


Na tarde de quinta-feira (25), o Jacuí estava com 18,30 metros, ou seja, 30 centímetros acima do nível normal, que é de 18 metros. Nesta sexta-feira (26), não houve aferição oficial do nível do rio, mas a tendência é de elevação, já que o volume de água continuou chegando ao longo da madrugada e da manhã.


Na região do Balneário São Lourenço, o rio apresentava elevação média de 7,3 centímetros por hora na manhã desta sexta-feira, o que reforça o cenário de atenção para as áreas ribeirinhas.


Além de Faxinal do Soturno e Agudo, houve registros de chuvas volumosas em municípios da região da Serra e Centro-Serra, como Sobradinho, Nova Palma e áreas do interior regional, ampliando a preocupação com o comportamento dos rios.


O cenário se torna ainda mais preocupante diante da previsão do tempo, que indica chuvas fortes entre este sábado e a próxima segunda-feira em Cachoeira do Sul e região. A orientação é para que a população acompanhe os boletins meteorológicos e fique atenta a possíveis alertas da Defesa Civil.

ree

 
 
 
bottom of page