Comandante do 3º BE Cmb descarta possibilidade de construir ponte provisória sobre o Rio Jacuí
- Lenon Quoos
- há 4 dias
- 2 min de leitura

A vereadora Ana Melo (PP) vem desde janeiro lutando para seja viável a possibilidade de o Exército construir uma ponte sobre o Rio Jacuí durante as obras que interditarão a Ponte do Fandango, previsto para ocorrer a partir de setembro em Cachoeira do Sul.
Na última sessão da Câmara de Vereadores realizada nesta segunda-feira, 5 de maio, a parlamentar enviou um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando o adiamento desta etapa da obra para janeiro, pois, segundo a vereadora, o 3° Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb) poderia instalar uma ponte sobre o rio, já que está previsto a chegada de uma ponte nova ao Exército, além das já existentes.
Entretanto, o Comandante Coronel do 3º BE Cmb, Humberto Costa, afirmou ser descartada a possibilidade da instalação de uma ponte sobre o Rio Jacuí durante obras na ponte do Fandango por diversos fatores:
Dentre eles:
- Largura do vão do rio (240m) segundo estudo na Moron, sendo necessárias cerca de 5 pontes do exército para atingir a margem;
- 3º BE Cmb tem 4 pontes (1 na RSC-287 indo a Santa Maria, prevista para desmontagem somente em 2026), sendo necessária a vinda de uma ponte de fora da Região Sul. Isso causaria um custo elevado para o Exército Brasileiro;
- O Exército não monta pontes permanentes onde um município não fica isolado, e Cachoeira teria outras rotas;
- Deveria haver uma força política em Brasília para ordem à uma obra desta magnitude.
O Cel. Humberto Costa entende o posicionamento da vereadora e saúda a iniciativa, mas afirma que nas condições atuais, é inviável a instalação de uma ponte do Exército no local.
A vereadora diz que está tentando uma nova reunião com o Cel., e que acredita ter um ruído na comunicação, pois ficou entendido (para ela) de que em janeiro o Exército poderia iniciar a montagem da ponte.

Comments