top of page
Foto do escritorDa Redação

Confira as propostas dos seis candidatos a prefeito de Cachoeira sobre a Causa Animal

Faltando poucos dias para as eleições municipais, o Fatos 24h divulga neste sábado, 28 de setembro, a quarta reportagem de uma série especial que reúnem as propostas de cada um dos seis candidatos a prefeito de Cachoeira do Sul sobre determinados temas que são de extrema relevância para o Município.


Nesta reportagem o assunto é sobre a Causa Animal, tema tão importante e que merece mais atenção nesta cidade.


Na primeira matéria divulgada no dia 18 de setembro, os candidatos realizaram uma breve apresentação pessoal. Já na segunda reportagem veiculada no dia 21 de setembro, o assunto abordado foi sobre o transporte coletivo urbano. Na terceira matéria veiculada no dia 25 de setembro o tema foi o FAPS.


Confira a resposta de cada candidato à pergunta:"Cachoeira vive diariamente com problemas de animais soltos nas vias. O que fazer para resolver uma vez que o Cempra está lotado?"


Hilton de Franceschi (Republicanos)

"É urgente que o castramóvel seja utilizado de maneira adequada, no limite de sua capacidade. Vamos contratar médicos veterinários em número suficiente para que as castrações e atendimentos sejam feitos na proporção das demandas. A questão animal é uma preocupação de todos, porque se desenha uma grave realidade de saúde pública. É importante que se faça campanhas de conscientização e adoção.  O descaso e o abandono não são problemas somente das ONGs, e sim, do poder público municipal. “Cada vez mais está comprovado que os animais são fundamentais no processo de terapia em diferentes diagnósticos, tanto para crianças como adultos”.


Paulo Schwab (PRD)

"Nesse tocante cabe salientar que em nossa gestão o respeito, carinho e amor pelos animais serão respeitados. Nossa intenção e criar um cadastro municipal que identifique todos os donos de animais em nossa Cidade, pois, dessa forma poderemos responsabiliza-los em caso de qualquer incidência danos aos animais bem como o abandono dos mesmos em locais públicos. Por outro lado, com a economia gerada pela auditoria que será realizada em todos os contratos vigentes será criado um órgão específico para acolhimento, tratamento e busca de novo lar para os animais de rua, cabendo, ainda, salientar que os animais que não forem domésticos serão encaminhados a instituição especializadas através de convênios que iremos firmar. Finalizando, o CEMPRA será valorizado e adequado as novas demandas".


Leandro Balardin (PSDB)

"Maior atenção e ações concretas na Causa Animal – Nossa administração valorizará as organizações de proteção dos animais. Buscará ampliar e qualificar o CEMPRA, estudando e buscando recursos para um novo local mais próximo da cidade e que facilite a adoção e os cuidados".


Ronaldo Trojahn (PL)

"O problema dos animais soltos precisa de uma ação urgente e planejada. Vamos ampliar e melhorar o CEMPRA, aumentar as campanhas de castração e promover um Censo Pet para controle populacional. Além disso, vamos firmar parcerias com ONGs e clínicas veterinárias para aumentar as adoções e implementar a chipagem dos animais, garantindo que sejam devidamente identificados e cuidados. Nosso objetivo é tratar o problema com responsabilidade e respeito à vida animal e à segurança pública".


Vinícius Cornelli (PT)

"Nossa proposta é efetivar a Política Municipal de Bem-Estar animal, através da Coordenadoria de Bem -Estar Animal (ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente) que promova ações e políticas de fomento para a posse responsável de animais domésticos, mediante registro, cadastramento e fiscalização; de controle populacional, por meio de ações de castração e esterilização; políticas duras de controle e fiscalização de maus-tratos; de educação ambiental para a sociedade e de acolhimento com envolvimento da comunidade".


Mauro Falcão (PDT)

"Em relação ao CEMPRA, adotaremos uma abordagem humanitária, ouvindo atentamente tanto os servidores quanto a sociedade para identificar a melhor solução. Não antevejo grandes dificuldades, especialmente porque a população já está sensibilizada com o tema. Com esse engajamento, acreditamos que conseguiremos resolver a questão de forma rápida e eficiente, atendendo às necessidades. Por outro lado, a causa animal não se limita a cães e gatos; é sobre todos os seres que compartilham o mundo conosco. É preciso sentir o sofrimento dos animais confinados para abate e nos perguntar: qual a qualidade da proteína que estamos ingerindo e a que custo?".".



1 comentario


Evandro dos Santos
Evandro dos Santos
30 sept

Vote pela Diferença!! Vote 13 Vinícius Cornelli!!

Me gusta
bottom of page