top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Defesa Civil do RS emite Alerta Extremo de inundação severa devido barragem de Dona Francisca

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um Alerta Extremo na noite desta quarta-feira, 1º de maio, referente a risco de inundação severa do Rio Jacuí devido ao grade volume de água que está passando sobre a barragem de Dona Francisca.


A Barragem, segundo divulgado hoje, está com vazão de 14m³ por segundo, que superam sua capacidade máxima de vazão, 10,6m³ por segundo. O sistema de alertas de sirenes da barragem já foi acionada na tarde desta quarta, para evacuação de moradores em áreas de risco na região.


No alerta emitido pela Defesa Civil, Cachoeira do Sul está na rota das águas que estão passando pela usina. O Rio Jacuí segue subindo no município e pode chegar a marcas históricas, pois além da água que vem de Dona Francisca, ainda é esperado chuvas nesta quinta-feira.


ANEEL MONITORA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informa que está monitorando de perto a situação da barragem da UHE Dona Francisca que teve o Plano de Ação de Emergência (PAE) acionado após intensas chuvas nos municípios adjacentes ao rio Jacuí, no Rio Grande do Sul. Com o maior volume de chuvas, foram verificadas afluências históricas na usina, atingindo a capacidade máxima do vertedouro (vazões de 10.600 m³/s, equivalente a cheia decamilenar da barragem). Diante disso, o PAE foi acionado, sendo estabelecido o nível de resposta de Atenção, com o aviso das Defesas Civis municipais e Estadual.


A população afetada presente na Zona de Autossalvamento (ZAS) está localizada nos municípios gaúchos de Nova Palma, Agudo, Dona Francisca, perfazendo um total de 640 pessoas. Já na Zona de Segurança Secundária (ZSS), a população afetada perfaz um total de 5.270 habitantes, localizados nos municípios de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Restinga Seca, Paraíso do Sul, Formigueiro, São Sepé e Cachoeira do Sul.




Comments


bottom of page