top of page

Deputado Airton Lima celebra os 53 anos da ULBRA com homenagem na Assembleia Legislativa

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • há 4 minutos
  • 2 min de leitura
ree

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, na última terça-feira (4), uma homenagem aos 53 anos da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), proposta pelo deputado Airton Lima (Podemos). A cerimônia, conduzida no Grande Expediente, destacou a relevância da instituição para o desenvolvimento educacional, científico e social do Estado, bem como sua trajetória de fé, superação e compromisso com a formação humana.


Pastor evangélico, o parlamentar destacou que, ao longo da história, o cristianismo foi um pilar do ensino e da ciência, contrariando visões distorcidas de que a fé seria inimiga do conhecimento. “Talvez muitos não saibam, mas as primeiras universidades da Europa, como Oxford, Cambridge e Sorbonne, nasceram em ambiente cristão. Nos Estados Unidos, instituições como as prestigiadas universidades de Harvard, Yale e Princeton seguiram o mesmo princípio: foram criadas por cristãos que acreditavam que o conhecimento é um dom divino e deve ser cultivado para o bem comum", afirmou.


O parlamentar exaltou ainda a estrutura e a contribuição da ULBRA para o Rio Grande do Sul e o Brasil, com 11 unidades de ensino superior no Estado, quatro no Norte do país e mais de 100 polos de educação a distância, além de centenas de laboratórios, hospital universitário, hospital veterinário, emissora de rádio e TV e um dos três maiores complexos esportivos do Estado. “A ULBRA é a prova viva de que educação, inovação e valores cristãos caminham juntos”, afirmou.


Durante o discurso, Airton Lima recordou o período de crise financeira enfrentado pela instituição, que chegou a ameaçar sua continuidade. “Foi um tempo de dor e incerteza, mas com coragem, trabalho e oração, a universidade superou a tempestade e iniciou uma das maiores reestruturações da educação brasileira”, declarou. Ele destacou a gestão atual de Carlos Augusto Melke Filho, que consolidou a recuperação econômica e institucional da universidade, reconhecida com nota máxima no recredenciamento do MEC em 2023.


Outro ponto enfatizado foi o papel social da ULBRA, especialmente durante a tragédia das enchentes de 2024, quando o campus de Canoas se transformou em abrigo humanitário para mais de 8 mil pessoas e 3 mil animais. “A imagem do Cavalo Caramelo, acolhido pela ULBRA, tornou-se símbolo de resiliência e esperança. Foi a fé transformada em obras”, declarou o deputado.

ree

 
 
 
bottom of page