Grupo cachoeirense Os Hermes lança clipe “Mulher Caçapavana” e ultrapassa 30 mil visualizações em poucos dias
- Lenon Quoos
- há 2 horas
- 2 min de leitura
O grupo cachoeirense Os Hermes lançou no último domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o clipe da música “Mulher Caçapavana”, uma homenagem às mulheres de Caçapava do Sul e também às mulheres gaúchas. Em poucos dias no ar, o vídeo já ultrapassou a marca de 30 mil visualizações no YouTube, resultado considerado expressivo pelos integrantes para um projeto recente da banda.
A canção nasceu a partir de uma história pessoal da cantora Rô Mota, natural de Caçapava do Sul. Ao ouvir o relato da esposa, o músico, gaiteiro e produtor musical Guilherme Hermes decidiu transformar a história em música e preparar uma surpresa para ela: compôs uma canção para que a própria cantora interpretasse.
Durante o processo de criação surgiu a ideia de convidar a cantora e trovadora Tetê Carvalho para participar da obra. Faltava um segundo verso na composição, e o músico sugeriu que a artista escrevesse essa parte da música. Além de aceitar o convite, Tetê também sugeriu que a canção ganhasse um clipe.
Gravações em pontos históricos
O vídeo foi gravado em quatro locações de Caçapava do Sul, incluindo locais que têm ligação direta com a história das cantoras.
Entre os cenários escolhidos estão:
Estrada do Lagoão – localidade onde Rô Mota foi criada
Picada do Ricardinho – região onde Tetê Carvalho cresceu
Catedral Nossa Senhora da Assunção
Forte Dom Pedro II
As locações ajudam a reforçar a identidade regional da música e valorizam paisagens e patrimônios históricos do município.
Grupo tem sede em Cachoeira do Sul
Embora a música faça referência a Caçapava do Sul, o grupo Os Hermes tem sede em Cachoeira do Sul. A banda foi fundada em 2023 por Guilherme Hermes e lançada oficialmente no CTG Presilha Pampeana, em Novo Cabrais.
O nome do grupo também carrega um significado familiar: Guilherme homenageia o avô Fredolino Hermes (in memoriam) e o pai João Hermes, ambos gaiteiros, formando três gerações ligadas à música tradicionalista.
Atualmente o grupo é formado por:
Rô Mota – voz
Guilherme Hermes – gaita e voz
Fernando Neves – violão e voz
Phelipe Santos – baixo
Davi Comasseto – bateria
Jackson – guitarra
Guilherme Hermes também possui trajetória em grupos conhecidos da música gaúcha, como Os Buenachos e Eco do Minuano e Bonitinho.
Para os integrantes, a repercussão do clipe representa um marco importante para o grupo, que retoma suas atividades após um período de pausa. “Para um primeiro clipe e um projeto relativamente novo, alcançar esse número de visualizações em poucos dias é algo muito especial para nós”, destacam.
CONFIRA O CLIPE ABAIXO
















