Jaqueline Machado | Momento de Gratidão!
- Lenon Quoos

- 13 de out.
- 3 min de leitura
Quero começar a semana expressando gratidão.
2025 se aproxima do fim, e todas as metas até o momento foram cumpridas.
Tudo teve início em janeiro quando fui ao Rio de Janeiro receber o Prêmio “Mulheres Fortalezas”. Depois veio a Posse da nova diretoria da UBT, por indicação da amiga e dona da editora Conto de Porto Alegre, Angel Ponsi; celebrei a minha cerimônia de posse na Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves.
Tive lindos e intimistas momentos escrevendo para o nosso portal Cachoeirense, Fatos24h, que está sob o comando do Rafael Peruffo e do querido amigo Lenon Quoos, simultaneamente, reorganizando alguns livros, me descobrindo cada vez mais como poeta, principalmente depois de escrever Dona de Mim – minha história contada em poemas. Tudo isso logo no primeiro semestre.

No segundo semestre, surgiram belas participações em coletivos poéticos, dando destaque ao nosso Poetas do Vale, que é o maior movimento literário de Cachoeira do Sul, sob a coordenadoria de dois poetas maravilhosos: Mara Garin e Jorge Corrêa. E Poemas A Flor da Pele, de Porto Alegre, sob a direção de outra poeta incrível, super alto astral: Soninha Porto.
Tivemos os lançamentos desses dois coletivos no sábado, 11/10, na 40a. Feira do Livro de Cachoeira do Sul. E o lançamento oficial do meu livro Dona de Mim - Minha história contada em poemas. Nesse livro, relato em poesia alguns fatos sobre minha trajetória desde a infância até o momento atual.
Esse trabalho tem dois poemas que considero emocionantes, Anjo da guarda, onde falo do meu avô, Cirilo, que havia prometido sempre cuidar de mim, mas que veio a falecer quando eu era pequena. E o poema Tia Almerinda, onde faço uma singela homenagem à pessoa que me alfabetizou. Agradeço de todo o meu coração aos amigos e colegas que estavam presentes no momento dos autógrafos.
E as alegrias continuarão, no dia 25/10, após a solenidade de premiação dos XXVIII Jogos Florais da UBT, do nosso presidente Flávio Stefani, que ocorrerá na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, estarei autografando Dona de Mim para meus queridos trovadores.
No dia 08/11, mais uma honraria. A convite de Bernadete Saidelles estarei tomando posse na Academia de Belas Artes de Porto Alegre. E para fechar com chave de ouro, dia 06/12, acontecerá no auditório da nossa Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, a solenidade de entrega de premiações às homenageadas da Primeira Premiação Madalenas da Nova Era Destaques.
Em breve trarei todas as informações sobre o evento.
Se foi fácil? Não. Definitivamente, não! Estou cansada, mas muito feliz. E com novos projetos para 2026. Porque nasci para tornar sonhos, reais. A vida é bela, porém, curta. Não posso perder tempo. E como os planejamentos estão bem estruturados, vou dar um spoiler, no ano que vem vou publicar um lindo romance e poder me dar ao luxo de trabalhar menos e celebrar mais a VIDA. Claro, eu celebro com o trabalho, mas sinto que é hora de relaxar um pouco. E tirar um tempo só para festejar!
Portanto, quem for de celebração, venha comigo. Quem for de reclamação, por favor, continue longe. (risos). Para encerrar, meu coração alegremente quer dizer que estou vivendo um momento de GRATIDÃO! Gratidão à Deusa e ao Deus, ao meu Anjo da Guarda, aos santos Orixás e a ela que me inspira e que amo de paixão, Maria Madalena.
Jaqueline Machado.


















Jaque, a mulher q tem superpoderes. Sua escrita é plena de significação, elaborada em linguagem simples, densa e de elevado nível de alma nobre e sensível. Foi um privilégio fazer o prefácio de ''Dona de Mim''