top of page

Jornalista cachoeirense Cristine Gallisa é premiada no Prêmio MPRS de Jornalismo 2025

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 2 minutos
  • 2 min de leitura
ree

A jornalista Cristine Gallisa, natural de Cachoeira do Sul, está entre os vencedores do Prêmio MPRS de Jornalismo 2025, uma das mais tradicionais premiações da área no Rio Grande do Sul. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira, 12 de dezembro, na sede institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre.


Cristine conquistou o 1º lugar na categoria “Prevenção e Enfrentamento à Violência”, com uma reportagem produzida em parceria com o repórter Estevan Muniz, da Rede Globo São Paulo, exibida pela RBS TV. O trabalho destacou os desafios enfrentados pelos órgãos públicos para combater a radicalização de crianças e adolescentes pela internet, com foco no Projeto Sinais, iniciativa pioneira do Ministério Público gaúcho que identifica e atua na prevenção da escalada de violência digital entre jovens.


Trajetória marcada pelo jornalismo comprometido

Formada em Jornalismo, Cristine Gallisa iniciou sua carreira em Cachoeira do Sul, onde atuou como repórter no Jornal do Povo. Em seguida, trabalhou por sete anos no Jornal Gazeta do Sul, antes de ingressar na RBS TV dos Vales, em Santa Cruz do Sul, onde passou a atuar no jornalismo televisivo.

Com mais de 20 anos de experiência no jornalismo de TV, Cristine foi transferida para Porto Alegre em 2007, cidade onde segue atuando até hoje. Apesar da trajetória consolidada na capital, mantém fortes vínculos com Cachoeira do Sul. “Morei aí até os 23 anos. Minha família toda é da cidade”, destacou.


Sobre a premiação, a jornalista ressaltou o significado do reconhecimento. “É um prêmio concedido por uma das instituições públicas mais importantes do Estado, com forte atuação na defesa dos direitos humanos, que são temas que eu, como repórter, defendo e gosto de trabalhar. Também é um reconhecimento ao jornalismo profissional, exercido com dedicação por todos os colegas que concorreram”, afirmou.


Reconhecimento ao jornalismo e à defesa de direitos

O Prêmio MPRS de Jornalismo chega à sua 27ª edição e é considerado o mais antigo entre os Ministérios Públicos do país. Em 2025, foram 62 reportagens e séries inscritas, das quais 10 trabalhos foram premiados. A iniciativa é realizada pela Procuradoria-Geral de Justiça, em parceria com a Associação do Ministério Público do RS (AMPRS) e a Fundação Escola Superior do Ministério Público, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).


Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou a importância do prêmio. “O Prêmio MPRS de Jornalismo traduz um pouco da atuação do Ministério Público e mostra como esse trabalho faz a diferença na vida das pessoas. Parabéns aos vencedores que levaram esse trabalho para milhares de cidadãos”, afirmou.


Falando em nome dos agraciados, Cristine Gallisa ressaltou a proximidade entre o papel do Ministério Público e o do jornalismo. “O nosso propósito é muito parecido: a busca da verdade, ou do que é o mais próximo possível dela. O Ministério Público exerce um papel fundamental na proteção e garantia dos direitos humanos”, declarou.

ree
ree

Imagens: MPRS.

 
 
 
bottom of page