top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Jéssica Oliveira | Uso do Gesso Acartonado/ Drywall na Construção Civil

O gesso é obtido através da calcinação da rocha gipsita, é abundante no Brasil e muito versátil, podendo substituir paredes, revestimentos e decorações. 


O gesso acartonado é o material utilizado para Drywall, é um dos tipos de gesso mais requisitados na construção civil, além da praticidade da utilização, possui uma grande variedade de tamanhos, formatos e aplicações.


Recebe o nome de gesso acartonado pois é revestido em suas duas faces por papel-cartão, é um material pré-fabricado pronto que não depende de argamassa. O sistema é composto por placas de gesso revestidas pelo papel-cartão. Essas placas são fixadas em uma estrutura metálica, formando as paredes, tetos e revestimentos internos em edificações. 


O gesso acartonado possui muitas vantagens, como a rapidez na instalação, além da versatilidade, pois permite a criação de diferentes designs, assim como a facilidade de instalação de sistemas de áudio e iluminação, por exemplo. É um material leve, sendo uma ótima opção para reduzir carga de estruturas, possui um bom desempenho térmico e acústico.


É aplicado principalmente em divisórias internas, forros e utilizados também como revestimento, criando superfícies lisas e uniformes. A instalação do gesso acartonado requer profissionais especializados e ferramentas adequadas para garantir um resultado satisfatório.


A manutenção geralmente envolve pequenos reparos simples como preenchimentos de pequenas rachaduras ou a substituição de alguma placa danificada. Para cada aplicação há um tipo de gesso acartonado especifico. O gesso Standard é o mais comum, mais utilizado em paredes e tetos, oferece boa resistência ao fogo e é relativamente fácil de instalar.


Para áreas úmidas, há o gesso acartonado resistente à umidade, também conhecido como Drywall verde. Esse tipo possui um aditivo que o torna resistente à umidade, ideal para banheiros, cozinhas e lavanderias. 


Há o gesso acartonado resistente ao fogo, que é especialmente formulado para fornecer maior resistência ao fogo em comparação ao Drywall padrão, é utilizado em locais que possuem a necessidade de medidas adicionais de segurança, como corredores de edifícios comerciais e áreas comuns.


O gesso acartonado acústico possui características que ajudam a reduzir a transmissão de sons entre ambientes, usado em salas de cinema, estúdios de música, escritórios ou em qualquer ambiente que tenha a necessidade desse isolamento. 


O Drywall de alta resistência é mais denso e resistente do que o Drywall padrão, sendo mais utilizado em locais sujeitos a impactos frequentes como escolas, hospitais e espaços comerciais. 


Também existe o Drywall com isolamento térmico, que possui uma camada de isolamento no meio da estrutura, entre as faces dos dois lados, proporcionando deficiência energética adicional ao ambiente, é utilizado em projetos que o isolamento térmico é uma prioridade como em residências e edifícios comerciais. 


O gesso mais utilizado é o acartonado, mas também existe o gesso em pó, utilizado para tornar superfícies planas, detalhes decorativos, pequenos reparos, é um bom substituto para massa corrida e cimentos de reboco por exemplo, a principal diferença deste gesso é que ele vem em pó e é necessário adicionar água no uso para dar a liga.


Existe o gesso em placa, que pode facilmente ser confundido com o gesso acartonado, a principal diferença é que o gesso em placa tem uma medida padrão de 60x60 cm. O gesso em placa é mais pesado e é mais comum ser utilizado em ambientes menores, sua instalação causa mais sujeira comparando com o Drywall.

Estes são os tipos de gesso mais utilizados, levando grande vantagem o Drywall por todas suas vantagens. É importante contratar um profissional habilitado para que possa fazer a escolha correta e as especificações do tipo de gesso mais adequado para cada ambiente. 


Jéssica Oliveira.

bottom of page