top of page

Mobilidade projeta licitação do transporte coletivo e cercamento eletrônico para 2026 em Cachoeira

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • há 12 horas
  • 2 min de leitura

A Secretaria Extraordinária de Transporte e Mobilidade de Cachoeira do Sul, comandada pelo secretário Orion Ponsi, apresentou o balanço das ações desenvolvidas em 2025, dentro do Relatório de um Ano de Governo da gestão do prefeito Leandro Balardin, e detalhou os principais projetos e perspectivas previstos para 2026.


Entre as projeções para o próximo ano, estão a realização da licitação do transporte coletivo urbano, a elaboração do projeto de cercamento eletrônico, o desenvolvimento do projeto de estruturação da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal, além do início efetivo da fiscalização da área urbanizada da BR-153, ampliando a segurança e a organização do tráfego.


Ao longo de 2025, a secretaria teve papel central em avanços estruturais e legais. Um dos principais destaques foi a elaboração, pelo Executivo, dos estudos econômicos e financeiros do transporte coletivo, que serviram de base para a redução da tarifa aos usuários. Também foram desenvolvidos importantes marcos legais, como o Projeto de Lei do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o projeto da Adoção de Abrigos, a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (COMMU) e a correção do Plano Diretor no que se refere à circulação de caminhões no município.


A atuação fiscalizatória foi intensificada, com operações voltadas ao transporte coletivo e a retomada da linha Faxinal da Guardinha, ampliando o atendimento à população. No ordenamento do espaço urbano, a secretaria realizou seis ações de remoção de fios em desuso, resultando na retirada de mais de 8,5 toneladas de materiais, além da remoção de mais de 50 veículos abandonados em vias públicas.


A transparência e o diálogo com a comunidade também marcaram o ano. Foi criado o Portal de Transparência do Transporte Coletivo, iniciados os procedimentos para a futura licitação do serviço e realizadas pesquisas com usuários. Além disso, ocorreram 12 reuniões comunitárias em áreas urbanas, rurais e com o setor empresarial. A secretaria também concluiu o levantamento dos abrigos do transporte coletivo, etapa fundamental para o planejamento de melhorias na infraestrutura.


No âmbito institucional, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica para a fiscalização da área urbanizada da BR-153, fortalecendo a integração entre os órgãos envolvidos e contribuindo para a segurança viária.


O balanço reforça que 2025 foi um ano de organização, diálogo e construção de bases legais, enquanto 2026 será marcado pela execução de projetos estruturantes voltados à modernização do transporte e da mobilidade urbana em Cachoeira do Sul.


 
 
 
bottom of page