top of page

Mutirão de combate à dengue chega ao Tibiriçá nesta quinta-feira

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • 4 de jun.
  • 2 min de leitura

A Secretaria Municipal da Saúde leva nesta quinta-feira, 5 de junho, a partir das 13h30min, o mutirão de combate à dengue ao Bairro Tibiriçá. Agentes de combate às endemias e demais servidores da SMS, das secretarias do Meio Ambiente e da Infraestrutura Urbana farão visitas aos domicílios repassando orientações para prevenção e controle da doença e destacando a importância da limpeza das áreas externas e das medidas que evitem o acúmulo de água parada e de entulhos (pneus, móveis velhos e demais objetos sem uso), ambientes altamente propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti.


A organização alerta que o evento poderá ser suspenso em caso de chuva no horário previsto para as atividades. O mutirão acontece até às 17h, com concentração inicial das equipes em frente a sede do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Cidadania. De acordo com informativo semanal da Diretoria das Vigilâncias em Saúde (DVS), emitido nesta terça-feira (03/06), são atualmente 943 casos confirmados para dengue em Cachoeira do Sul.


COMPROMISSO DE TODOS

Os esforços das equipes de saúde visam atualizar junto à população o compromisso coletivo com as ações de contenção às infestações pelo mosquito da dengue, que consistem basicamente em eliminar todo e qualquer recipiente que possa servir de criadouro para o Aedes aegypti. Na força-tarefa desta quinta-feira, a campanha estará sendo reforçada com a distribuição de material impresso produzido pela Secretaria da Saúde para esclarecimento da população. “Quando se elimina o criadouro, deixam de existir os requisitos para a continuidade do ciclo de vida do mosquito, reduzindo os riscos à saúde dos habitantes naquela área”, destaca a bióloga da SMS, Rosinele Perez.


MEDIDAS PARA EVITAR A ÁGUA PARADA:

  • Lavar com água e sabão os pratinhos de plantas, jarras, garrafas, potes, baldes, etc. 

  • Manter a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada 

  • Manter bem tampados tonéis e barris de água 

  • Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana 

  • Lavar e trocar a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana

Proteção adicional: Usar vaporizadores elétricos e mosquiteiros, aplicar repelentes no corpo, fazer uso de telas em portas e janelas.



Comments


bottom of page