No Dia Nacional do Doador, Banco de Sangue do HCB reforça convocação urgente à comunidade
- Lenon Quoos
- há 8 minutos
- 2 min de leitura
Nesta terça-feira, 25 de novembro, quando o Brasil celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, o Banco de Sangue do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) faz um apelo especial e urgente à população de Cachoeira do Sul. Os estoques permanecem baixos para todos os tipos sanguíneos, e o hospital reforça que este é o momento ideal para que voluntários compareçam e contribuam.
Segundo a equipe do Banco de Sangue, a data é simbólica e tem como objetivo valorizar quem doa e incentivar novos doadores, ressaltando que uma única doação pode salvar até quatro vidas. O HCB reforça que a movimentação costuma crescer nesta data, mas neste ano a necessidade é ainda maior devido à alta demanda.
Horário especial de atendimento
Durante esta terça, o Banco de Sangue manterá atendimento normal, pronto para receber voluntários que desejam marcar presença de forma solidária no Dia Nacional do Doador de Sangue.
Requisitos para doar
Para realizar a doação, é necessário:
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização)
Pesar acima de 50 kg
Dormir pelo menos 6 horas na noite anterior
Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores
Não ingerir álcool nas 12 horas anteriores
Evitar fumar por duas horas antes da doação
Apresentar documento oficial com foto
Local de doação
📍 Entrada lateral da Emergência do HCB
🕒 Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30
📞 Informações: (51) 3722-0727
O HCB reforça que doar sangue é um ato simples, rápido e totalmente seguro — e que, especialmente neste Dia Nacional do Doador, cada gesto pode fazer a diferença na vida de quem depende desse recurso para sobreviver.


















