top of page
  • Lenon Quoos

Orlando da Silveira | Desenvolvimento Humano: Descobrindo o seu propósito de vida (IV)

Outra maneira de começar a procurar o seu verdadeiro objetivo é através da prática regular da meditação da atenção plena (mindfulness) e do tempo gasto sozinho na natureza. Na sociedade moderna e hipersensível de hoje, o silêncio e a solidão são experiências raras e necessárias nas quais muitos de nós somos deficientes.


Encontrar tempo para fazer esse tipo de prioridade permitirá que você aprenda a ajustar as distrações externas em sua vida e cultivar a consciência dentro de si.

A meditação da atenção plena (mindfulness) também permitirá que você aprenda a ouvir e testemunhar como está se sentindo e pensando. Isso permitirá que você examine cuidadosamente as escolhas que está fazendo diariamente. Essa pura consciência da escolha é uma semente que, quando adequadamente nutrida e protegida, ajudará você a permitir que seu propósito de vida floresça completamente.


Quando você começa a perceber que pode mudar seu foco, começa a recuperar seu controle e pode começar a imaginar completamente como as coisas em sua vida podem ser diferentes. Com esse controle, você está mais bem equipado para encontrar a harmonia dentro de si mesmo e de todos os seus relacionamentos, tanto profissionais quanto pessoais.


Aumentar sua realização não é um evento único. Quando se trata de encontrar o entendimento correto e a integração dessa realização em sua vida, pode ser um processo demorado. A natureza transitória de nossas experiências e nossa tendência inata de esquecer as coisas, mesmo aquelas que na época eram tão claras e que mudavam de paradigma, só funcionam para nos preparar para redescobrir e reaprender a mesma lição novamente.


Uma maneira de ajudá-lo a se lembrar é capturar um áudio ou vídeo ou anotar rapidamente a realização no momento e revisá-la regularmente. É fácil começar com a meditação da atenção plena (mindfulness). Comece reservando um tempo e encontre um espaço tranquilo para praticar. O objetivo da atenção plena (mindfulness) não é acalmar a mente ou tentar alcançar um estado de calma, mas, em vez disso, você pretende prestar atenção ao momento presente, sem julgamento. Quando você está no meio de sua prática, se você começar a perceber os julgamentos que surgem em sua mente, apenas faça uma anotação mental deles, deixe-os passar e volte a observar o momento presente.


Muitas vezes, nossas mentes tendem a se deixar levar pelo pensamento e é por isso que, na meditação da atenção plena (mindfulness), o objetivo é praticar o retorno repetidamente ao momento presente. É importante que, durante a sua prática, você não se julgue por qualquer pensamento que venha à sua mente, apenas pratique o reconhecimento de quando sua mente se desviou e a leve de volta ao presente.


Bem, agora vamos exercitar e partir para a prática, certo?


ORLANDO F. DA SILVEIRA

Administrador & Psicanalista

Assessoria, Consultoria e Mentoria para o seu Desenvolvimento Pessoal e Profissional

🏆 Entre em contato e agende uma conversa conosco para desenvolvermos uma proposta ideal para você e/ou sua empresa.



bottom of page