top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Orlando da Silveira | Gestão de Pessoas: as organizações e o seu desafio de gerir o talento humano

As organizações bem-sucedidas já perceberam que as pessoas constituem o seu principal ativo e apenas podem crescer, prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos de todos os seus parceiros. Para isso a gestão de pessoas exerce um papel essencial, pois é de sua atribuição a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.


As pessoas podem acrescentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, isso dependendo da maneira como elas são gerenciadas, ou seja, elas podem ser a fonte do sucesso como podem ser a fonte de problemas, sendo assim, a gestão de pessoas possui alguns objetivos e meios visando contribuir para a eficácia organizacional, dentre vários, cito alguns que acredito ser essenciais, tais como: cooperar com a organização para a obtenção dos seus objetivos, missão e visão, aumentando assim sua competitividade; dispor à organização pessoas bem treinadas, motivadas, satisfeitas e realizadas no exercício de suas funções; criar, administrar e alavancar a mudança por meio dos talentos humanos.


Em sua atuação, o administrador – seja ele um diretor, gerente, coordenador ou supervisor - desempenha as quatro funções que constituem o processo administrativo (planejar, organizar, dirigir e controlar), sendo atribuição da gestão de pessoas dar suporte ao administrador no desempenho de todas essas funções, as quais ele realiza através das pessoas que formam sua equipe, por meio da execução das tarefas e obtenção das metas e objetivos organizacionais.


A cada momento surgem novos e grandes desafios e apontam para mudanças cada vez mais velozes e intensas no ambiente, nas organizações e nas pessoas. Diante disso, as organizações perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões, pois estas mudanças não são somente estruturais, mas sim mudanças culturais e comportamentais, transformando totalmente o papel exercido pelas pessoas.


Faz-se assim necessário e extremamente relevante que a gestão de pessoas adote uma nova estrutura e desenvolva novas posturas, a fim de dinamizar intensamente as suas potencialidades e contribuir para a sobrevivência, crescimento e competitividade da organização.


Desta forma a gestão de pessoas, ou seja, gerir o talento humano tornou-se indispensável para o sucesso das organizações, pois apenas ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. Sabemos que para ter talento a pessoa precisa possuir algum diferencial que a valorize e isso envolve ter o conhecimento (saber), a habilidade (fazer) e a competência (capacidade de atuar e gerar resultados). Portanto, é necessário saber atrair, desenvolver, aplicar, recompensar, reter e monitorar esse ativo precioso, e quem deve fazê-lo? Esse é um desafio para toda a organização e não apenas para a gestão de pessoas.

ORLANDO F. DA SILVEIRA

Assessoria, Consultoria e Capacitação em Gestão


REFERÊNCIAS

MAÑAS, Antonio Vico; KUAZAQUI, Edmir; LISBOA, Teresinha Covas; BARROS NETO, João Pinheiro de (org.). Administração: fundamentos da administração empreendedora e competitiva. São Paulo: Atlas, 2018.




bottom of page