2 Crônicas 18:7: "Respondeu o rei de Israel a Josafá: Há ainda um, por quem podemos consultar o Senhor; porém, eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau."
O rei Acabe declarou que odiava Micaías, o profeta de Deus, porque ele pregava e ensinava a Palavra de Deus com verdade e sob a unção divina. Micaías confrontava o erro e a idolatria de Acabe, que sempre foi um rei orgulhoso e idólatra, dominado por Jezabel, sua esposa, que adorava Baal e Aserá. Quando Acabe ouvia as profecias do profeta, ficava irado, pois Micaías falava o que Deus mandava, e não o que o rei queria ouvir. Por isso, Acabe nunca se libertou.
Jesus disse que, se conhecermos a verdade, ela nos libertará. Não adianta apenas receber uma oração de libertação ou ser ungido com óleo; é preciso conhecer a verdade e aplicar a Palavra de Deus em nossas vidas. Como disse Davi, a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Escolher na Bíblia apenas o que vamos obedecer, ou tentar adaptar a Palavra de Deus às nossas vontades e crenças, não traz transformação nem mudança de vida.
O rei Acabe ouviu o que o profeta Micaías disse em nome do Senhor, mas não obedeceu. Ficou irado e mandou prender o profeta. Acabe foi para a guerra e morreu exatamente como o profeta havia predito. Não ouvir os profetas do Senhor e não levar a sério a Palavra de Deus leva o homem à ruína!
Por isso, a Bíblia nos ensina que não devemos ser apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra do Senhor. Ela também nos exorta: "Creia no Senhor, e estará seguro; creia nos seus profetas, e prosperareis" (2 Crônicas 20:20).
Pastor Luciano da Silveira.
Comments